22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Vacinação contra HPV nas Escolas vai até dia 22 de abril

31/03/2015 – Atualizado em 31/03/2015

Vacinação contra HPV nas Escolas vai até dia 22 de abril

A meta exigida pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 80% de imunização

Por: Thais Dias com informações da assessoria de comunicação

A primeira dose da vacina contra o vírus do papiloma humano – HPV segue com campanha nas Escolas até o dia 22 de abril, de acordo com o cronograma de datas enviado ao Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

Todas as Unidades de Saúde do Município também estão aptas para receber à população que opte pela vacina.

Nas unidades são vacinadas meninas de 9 a 13 anos, munidas de documentos pessoais e Cartão de Vacina.

A campanha em todas as Escolas (privadas, municipais e estaduais) da cidade está vacinando meninas somente de 9 até 11 anos. A direção de cada Escola se organizou da melhor forma, junto à unidade de Saúde de referência do Bairro para realização desta campanha.

“Vale lembrar que sem apresentação do Cartão, a vacina não será aplicada, pois corremos o risco de vacinar novamente alguém que já tenha recebido aplicação em uma das unidades de Saúde”, enfatiza a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja.

Seja para a primeira ou segunda dose, para quem têm idade até 26 anos, a pessoa pode procurar os Postos de Saúde para receber a dose.

META

A meta mínima exigida pelo Ministério da Saúde é de 80% de imunização. Em Três Lagoas a meta a ser cumprida é de no mínimo 1.990 meninas imunizadas das 2.487 que existem na cidade com idade de 9 a 13 anos, segundo levantamento feito nas escolas, o equivalente a 80%.

“Esperamos superar a meta, uma vez que é uma vacina muito importante a qual previne a menina e/ou mulher contra o Câncer do Colo do Útero. É uma vacina muita cara, então é importante que as pessoas aproveitem a aplicação gratuita disponibilizada pelo Ministério da Saúde”, ressalta Humberta.

Abaixo segue cronograma de vacinação na Escolas que ainda não aplicaram a vacinação com as alunas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

VÍRUS HPV

O HPV é um vírus que apresenta mais de 200 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) e associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais subtipos virais estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas.

Os tipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das verrugas anogenitais.

No Brasil, o perfil de prevalência de HPV é semelhante ao global, sendo 53,2% para HPV 16 e 15,8% para HPV 18. Outros tipos de câncer que podem estar associados ao HPV são de vagina, de vulva, de pênis, de ânus e de orofaringe.

Mulheres infectadas por HPV podem desenvolver lesões intraepiteliais cervicais, sendo que a maioria regride espontaneamente, especialmente na adolescência. Poucas lesões progridem para lesões intraepiteliais de alto grau, consideradas as lesões que, se não detectadas e tratadas adequadamente, podem progredir para o câncer.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Mas também pode ser transmitido, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados.

A meta exigida pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 80% de imunização.  Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.