21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Torpedo de oxigênio são disponibilizados em todas as unidades de atenção básica em Três Lagoas

É a primeira vez que é adotada essa medida para atendimento de pacientes em eventuais situações de emergência

06/10/2018 09h27
Por: Deyvid Santos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Atenção Básica, acaba de colocar em todas as unidades de Atenção Básica (Postos de Saúde dos Bairros), torpedo de oxigênio e suporte de emergência.

Este kit é “importante para socorro e preservação da vida em eventuais situações em que o paciente passe por necessidade imediata de atendimento, até que chegue a viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU”, explicou a assessora de Saúde da Família, Fabiana Cardoso da Silva.

“É a primeira vez que a SMS toma esta importante decisão de fornecer às 16 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e às seis equipes de atenção básica, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), este importante serviço de urgência e emergência”, comentou a enfermeira Fabiana.

EXEMPLO DA IMPORTÂNCIA DO TORPEDO

Recentemente, a equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF “Gabriel Marques Fernandes” – Interlagos passou por uma situação que serve de exemplo para a importância do torpedo de oxigênio e caixa de suporte de emergência.

Como relatou o médico, clínico geral na ESF Interlagos, Luciano Gomes de Moura, “por estes dias, atendemos a um paciente, senhor de idade, com pressão arterial baixa e com falta de oxigênio, em situação de choque cardiogênico. Isso quer dizer, como as pessoas comumente dizem, ele estava enfartando, com falta de ar e outros sintomas”, contou.

Nesses casos, “e este é um importante exemplo de como é importante termos à disposição as mínimas condições para dar estabilidade ao estado do paciente e o torpedo de oxigênio é imprescindível”, observou o médico ao mostrar o cilindro de oxigênio e acessórios.

Existem muitas outras situações em que o torpedo de oxigênio e o kit de emergência se fazem necessários para a melhoria do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, como é o caso de ocorrências de pacientes asmáticos, enfisema pulmonar, dispneia, alterações bruscas de pressão arterial e outras situações.

“Não é nossa função específica de unidade de Atenção Básica. No entanto, nem sempre as pessoas têm condições de recorrer ao atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento – 24h) ou Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora”, observou o médico da ESF Interlagos.

“São situações imprevisíveis a que a equipe está sujeita e que deve também estar preparada para atender, até que o serviço de socorro especializado chegue, no caso, a viatura do SAMU”, observou o doutor Luciano.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.