23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Saúde orienta trabalhadores a prevenir acidentes de queimaduras

Iniciativa foi da Vigilância em Saúde do Trabalhador, no plano de Redução de Acidentes Ocupacionais por Queimaduras Oculares.

22/02/2019 17h03
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio de iniciativa do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, promoveu palestra de orientação a trabalhadores, que operam maquinários de serviços de solda.

A palestra aos trabalhadores, entre eles, alguns vítimas de acidentes ocupacionais, foi no recinto do Plenarinho da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (21), com a presença da diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, bióloga Geórgia Medeiros de Castro Andrade, e da coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Maria Aparecida de Oliveira, acompanhada das técnicas em Saúde do Trabalhador, Darlene Ruiz Ferrari e Luciana Assi de Lima.

O encontro dos trabalhadores contou com a participação de palestras de orientação e prevenção do médico de Saúde do Trabalhador e Clínico Geral, Ricardo Trevisan Perez, e da sua esposa, a médica oftalmologista, Cinthia Santoro Storti Perez.

“Os dois atenderam prontamente ao nosso convite, sem qualquer ônus para a SMS, gentilmente nos ofereceram esta cortesia de suas experiências profissionais”, informaram Darlene e Luciana.

Esta ação educativa e preventiva dá continuidade às etapas de prevenção das ocorrências de casos de “queimaduras oculares”, decorrentes do uso de solda. Em 2018, o Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador foi merecedor de “Prêmio de Incentivo em Saúde do Trabalhador”, pelas ações e propostas de redução do número dessas ocorrências de queimaduras.

ACIDENTES PODEM SER EVITADOS

O médico do trabalho ressaltou que todos os acidentes de trabalho podem ser evitados. O mesmo lembrou a importância do comportamento seguro do trabalhador no ambiente de trabalho e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) adequados a execução da atividade. Pediu para que os trabalhadores não coloquem sua saúde e vida em risco, que se tornem especialistas no que fazem e que trabalhem em equipe, sempre cuidando uns dos outros.

Já a médica oftalmologista explicou os tipos de Queimaduras Oculares e os riscos de cada um à saúde dos olhos. Cinthia orientou a sempre buscar atendimento profissional para obter um melhor prognóstico, e lembrou que a automedicação pode trazer prejuízos à saúde ocular.

“Foi um encontro onde tivemos também a participação de profissionais que atuam como serralheiros, soldadores, mecânicos, eletrônico. Porque, nosso objetivo foi sensibilizar e conscientizar esses profissionais quanto à importância da proteção individual e coletiva na realização de suas atividades”, ressaltou a coordenadora Maria Aparecida.

Informações Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.