26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Representantes da Saúde reforçam conscientização contra a Dengue

.Município teve morte de vítima com suspeita de dengue e caso pode ser o terceiro em Três lagoas
e sexto no Estado, somente este ano (2019).

28/03/2019 12h22
Por: André Rodrigues

Nesta quinta feira (28), o Programa da Web/TV Caçula, Linha Direta com A Notícia convidou representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas (MS), as convidadas trabalham nos setores de vigilância em saúde e vigilância epidemiológica do município.

As entrevistadas de hoje (28), são Geórgia Medeiros, Diretora de Vigilância em Saúde e Danielli Ignácio, Enfermeira na Vigilância Epidemiológica.

Romeu de Campos, Geórgia e Danielli conversaram a respeito dos Casos Suspeitos de Dengue que tem crescido muito no município e no estado, recentemente houve falecimento no município cuja suspeita é que tenha sido em decorrência da doença. As representantes da saúde falaram sobre os dados registrados neste primeiro trimestre, prevenção e combate contra o mosquito.

MORTES POR DENGUE

Saúde inicia investigação de suspeita do terceiro caso de morte por Dengue em 2019. A princípio foi apurado tratar-se de uma mulher de 79 anos, internada na UTI de um Hospital na cidade.

Antes de comunicar oficialmente o óbito, é procedimento normal que se investiguem e sejam confirmadas todas as informações que chegaram ao Setor de Vigilância Epidemiológica, após a confirmação ou não do caso de morte por dengue é formalizado o comunicado oficial à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Segundo a enfermeira Danielli Ignácio do Setor de Vigilância Epidemiológica alguns casos de óbito que a princípio são Suspeitos por Dengue, não se confirmam, porque muitas vezes existe enfraquecimento do sistema imunológico devido a doenças e outras condições pré-existentes.

DADOS NO MUNICÍPIO

Saúde de Três Lagoas divulga monitoramento de casos suspeitos de Dengue. Total acumulado de casos notificados suspeitos, em uma semana, subiu de 2.557 para 2.781 (aumento de 224 novos casos).

Desse total de casos suspeitos, 1057 dos casos já foram confirmados positivos, por exames laboratoriais ou por exame clínico, e 418 foram descartados como negativos.

DADOS DO ESTADO

De acordo com o último boletim expedido nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, quase metade dos municípios do estado estão com alta incidência da dengue.

Na última semana, eram 29 cidades, agora são 36, totalizando 45 dos municípios do estado. Apenas duas cidades não registraram nenhum caso de dengue, em 2019: Jateí, na divisa com o estado do Paraná, e Japorã, na fronteira com o Paraguai.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

MUTIRÃO

No próximo sábado (30) será realizado mutirão com equipe de agentes de endemias, no bairro São Carlos, para eliminar focos de Dengue. Segundo Geórgia, o mutirão acontece nesse bairro por ser uma das regiões do município considerada como ponto crítico, mas a intenção é continuar com o trabalho em outros pontos da cidade também, em outras oportunidades.

Ainda segundo Coordenadora de Vigilância em Saúde, esse mutirão inicia às 07 horas da manhã e não tem hora para encerrar: “nosso objetivo é visitar todas as residências do bairro, enquanto não finalizarmos todas as visitas o mutirão não acaba” – completou Geórgia.

APELO

A SMS tem investido no combate contra o mosquito da dengue, realizando mutirões de coleta de lixo e eliminação de criadouros, além de realizar parcerias com laboratórios de pesquisa, uma dessas parcerias trouxe uma nova isca para o município que deverá ser usada para ajudar no combate a doença.

Porém, as convidadas, apelam à população que a Dengue só pode ser vencida em um trabalho conjunto. A conscientização do munícipe é o principal ponto para vencer essa luta.

DÚVIDAS, DENÚNCIAS E RECOMENDAÇÕES:

A população fez muitos questionamentos, por meio de comentários na nossa “live”, e os convidados responderam muitas dessas dúvidas.

A Secretaria Municipal de Saúde do município três-lagoense convida a população a ser participativa, além de trabalhar contra o mosquito, evitando a fabricação de criadouros e acumulo de lixo, podem ser feitas denúncias pelos telefones a seguir.

• Secretaria Municipal de Saúde Publica – (67) 3929-9943;
• Ouvidoria Geral da Prefeitura de Três Lagoas- (67) 3929-1488.

“A Dengue só pode ser confirmada a partir de exames clínicos laboratoriais”.- A recomendação da SMS é que ao sentir qualquer sintoma provável de Dengue, o cidadão procure atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e evite qualquer automedicação para evitar agravantes no quadro clínico.

Entrevista por Romeu de Campos Júnior e Redação por André Rodrigues – Rádio Caçula FM 96,9

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Linha Direta com a Notícia - 28.03.2019 - Rádio Caçula FM 96,9

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...