22.1 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável

Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público.

No estado do Rio de Janeiro, a cidade de Maricá emerge como um exemplo notável de desenvolvimento econômico local. Ao adotar estratégias inovadoras e investir em projetos de longo prazo, Maricá tem se destacado como um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável.

Um dos principais impulsionadores desse desenvolvimento é o setor de petróleo e gás. Com a descoberta de reservas significativas de petróleo na região do pré-sal, Maricá se viu diante de uma oportunidade única de impulsionar sua economia. Em vez de depender exclusivamente da exploração de recursos naturais, a cidade optou por diversificar sua base econômica e investir em setores como turismo, tecnologia e agricultura. E, sabedor que os recursos advindos dos royalties são finitos, intensificou a fiscalização e, com a inteligência sistêmica no cruzamento de dados, aumentou sua arrecadação da quota parte de ICMS, de direito, sem aumento de alíquota, de 85 milhões em 2018, para 800 milhões, em 2023, passando de 54º no Estado para 3º.

Um dos destaques do modelo de desenvolvimento econômico de Maricá é o programa Renda Básica de Cidadania (RBC). Este programa, pioneiro em nosso País, visa distribuir parte dos recursos arrecadados, para moradores de baixa renda, da cidade, proporcionando uma renda básica mensal familiar. Além de reduzir a desigualdade social, o RBC, também, proporciona uma vida mais digna e justa ao cidadão de baixa renda,  estimulando o consumo local, e aumentando o ciclo do desenvolvimento da cidade.

Outra iniciativa significativa foi a criação do Passaporte Universitário. Um projeto inovador que, ao proporcionar, ao morador da cidade, o tão sonhado diploma Universitário, mudará as gerações futuras e qualificará à capacidade intelectual, ajudando no desenvolvimento regional. Hoje, são mais de 8.200 alunos que, com o Passaporte Universitário, pode sonhar com um futuro mais digno, de inserção no mercado de trabalho e colaboração no desenvolvimento regional.

Dentre muitas ações, Maricá tem investido em infraestrutura urbana e turística para atrair visitantes e estimular o desenvolvimento do setor. A construção de novas estradas, ciclovias e espaços públicos tem melhorado a qualidade de vida dos moradores e atraído investimentos no setor imobiliário. Ao tempo, a cidade tem promovido eventos culturais e atividades recreativas para diversificar sua oferta turística.

O sucesso de Maricá no desenvolvimento econômico local não se deve apenas a uma única iniciativa, mas sim a uma combinação de fatores, incluindo liderança visionária, políticas públicas eficazes e engajamento da comunidade. Ao adotar uma abordagem holística e integrada para o desenvolvimento, Maricá se tornou um exemplo inspirador para outras cidades que buscam alcançar um crescimento econômico sustentável e inclusivo.

Veja mais em : HISTÓRICO | Fundo Soberano (marica.rj.gov.br)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional.

Mato Grosso do Sul apresenta estabilidade em casos de dengue

Nos primeiros quatro meses deste ano, o estado registrou 7,4 mil casos confirmados da doença e 15 mortes comprovadas.

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses

Desde da última quinta-feira, 02 de maio, a vacina da Gripe/Influenza está liberada para pessoas acima de seis meses de idade. A ampliação da...