21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Oito novos casos de dengue são notificados em Três Lagoas

Conforme Boletim Epidemiológico da 38ª semana houve registro de 968 casos notificados e 234 com resultado positivo.

27/09/2018 08h49
Por: Gabriele Benati

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim Epidemiológico, referente à 38ª Semana Epidemiológica, encerrada no sábado (22).

Como ocorre em todos os Boletins Epidemiológicos, o objetivo é “o monitoramento dos casos” de Dengue, Leishmaniose, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAC), Febre Chikungunya e Vírus Zica.

Estas são as doenças de notificação compulsória, inseridas na “Lista Nacional de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública” do Ministério da Saúde.

Como foi divulgado neste Boletim Epidemiológico, na última semana, foram notificados oito novos casos de Dengue. No acumulado do ano, de janeiro a 22 de setembro, em Três Lagoas, são 968 casos notificados. Desse total, 234 foram confirmados como positivos e 665 já foram descartados como casos negativos da doença e do total de casos notificados, 69 pacientes ainda aguardam o resultado de exames do Laboratório Central de Saúde Público de Mato Grosso do Sul (LACEN/MS).

LEISHMANIOSE

Quanto às demais doenças, como se verifica no citado Boletim Epidemiológico, não houve alterações significativas, com exceção dos casos de Leishmaniose.

No Boletim consta o registro de 134 casos acumulados no ano de Leishmaniose. E desse total, cinco foram confirmados como positivos e os demais descartados como negativos.

Um dos casos que havia sido notificado obteve resultado positivo. Portanto, a situação em Três Lagoas, quanto aos casos de Leishmaniose é a seguinte: 134 casos notificados e cinco confirmados como positivos.
O caso mais recente se refere a uma criança de pouco mais de 9 meses de idade, já adequadamente medicada e fora de perigo, residente no Jardim Guaporé II.

MEDIDAS CABÍVEIS

Perante a confirmação desse caso novo, a Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, como é de praxe, está adotando as medidas cabíveis para esta situação, como explicou o coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“De imediato, cabe ao Setor de Entomologia a instalação de armadilhas nesse local e imediações para identificar a presença ou não de vetores”, explicou Alcides.

Se houver necessidade, “será feito um novo bloqueio químico em um raio de uns 300 metros”, explicou.
Além da busca ativa, trabalho que é feito e intensificado nessas situações pelas equipes de Agentes de Endemias “para verificar se existem outros casos, cabe à equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também verificar se existem cães também contaminados com a doença nessas localidades ou arreadores”, informou Alcides.

Informações Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.