26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Hospital Auxiliadora apresenta Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes

Recentemente aconteceu a 3ª extração de múltiplos órgãos na história do Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), graças a uma equipe que faz parte da CIHDOTT

21/01/2019 09h08
Por: Deyvid Santos

A doação de órgãos e tecidos para transplantes vem crescendo no Brasil. No primeiro semestre de 2017 teve um aumento de quase 12% em relação ao mesmo período do ano passado, isso quer dizer que passamos de mais de 14 doadores para cada 1 milhão de pessoas para mais de 16 por milhão de habitantes.

Na Espanha que é referência na doação de órgãos, são quase 40 doadores para cada milhão de indivíduos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Recentemente aconteceu a 3ª extração de múltiplos órgãos na história do Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), graças a uma equipe que faz parte da CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), composto por equipe multidisciplinar formado por: médico, enfermeiros, assistente social e psicóloga que durante o processo de doação a equipe realiza o trabalho em conjunto para agilizar o procedimento de extração e implante dos órgãos.

“Analisando as duas situações nos deparamos com uma família enlutada que infelizmente perde um ente querido e mesmo em um momento de tristeza demonstra a satisfação de poder ajudar muitas outras pessoas, sensação de missão cumprida. E os familiares receptores a satisfação de receber um órgão através de um ato nobre de uma família que está passando por um momento muito difícil”, disse.

O processo da doação só pode acontecer após um rigoroso processo de confirmação da morte cerebral, através de um profissional médico e com exames. De acordo com o membro da CIHDOTT após a constatação da morte encefálica é avisado a família a intenção da doação e logo após é comunicado uma central nacional de transplantes. “A decisão final é da família, por isso precisar deixar bem claro aos familiares o desejo de ser um doador de órgão”, explicou.

O prazo entre a retirada do órgão do doador e o seu implante no receptor varia para cada órgão. Os tempos máximos aceitos para o transplante de diversos órgãos são:

• Coração: 4 horas

• Fígado: 12 horas

• Pâncreas: 12 horas

• Pulmão: 4 horas

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

• Rim: 48 horas

A equipe em Três Lagoas é composta:

CIHDOTT – Equipe de Três Lagoas Hospital Auxiliadora

• Enf° Daiane Alves – Coordenadora UTI/ CIHDOTT

• Enf° Carlos Junior – Coordenador Pronto Socorro

• Dr Daniel Rodrigues – Neuro Cirurgião

• Ass. Social Claudilene dos Santos / Raul

• Psicóloga – Fernanda Hirade

OPO – Organização de Procura de Órgãos – Campo Grande MS

CET – Central Estadual de Transplante

CNT – Central Nacional de Transplante

De janeiro a junho deste ano foram realizados, no Brasil, 4.208 transplantes de órgãos, portanto, se quer ser um doador, avise sua família sobre a intenção de doar os seus, no caso de morte cerebral. Este simples ato pode salvar várias vidas.

Informações da Assessoria de Imprensa do Hospital Auxiliadora

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...