21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Especialista em câncer de pele fala sobre os cuidados e sintomas da doença que atinge dezenas de três-lagoenses

09/01/2017 – Atualizado em 09/01/2017

Por: Rayani Santa Cruz

O Jornal da Manhã teve a presença do Dr. Gabriel Sabido, oncologista e especialista em câncer de pele. Ele abordou sobre os sintomas e tratamentos da doença que atinge dezenas de três-lagoenses.

De acordo com o médico o câncer de pele raramente causa sintomas incômodos até as lesões se tornarem muito grandes, podendo coçar, sangrar ou mesmo apresentar intensa dor, mas normalmente são visíveis e podem ser sentidas muito antes de chegar a este ponto. Existem vários tipos de câncer de pele sendo dois tipos mais comuns: o Câncer de Pele Basocelulare o Câncer de Pele Espinocelular

Conforme o oncologista, os dois cânceres geralmente se desenvolve em áreas expostas ao sol, especialmente da cabeça e do pescoço, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Ele diz que as maiores incidências da doença são em pessoas adultas e principalmente trabalhadores rurais de pele clara, e mais sensível ao sol.

Os principais sinais e sintomas dos carcinomas basocelulares são: Protuberância de cor rósea brilhante, avermelhada, branco perolado ou transparente, área avermelhada, em relevo ou irritada, que pode descascar ou coçar, ferida aberta com sangramento, que permanece aberta durante várias semanas.

Já os sintomas do Câncer de Pele Espinocelular são: verruga em crescimento, mancha persistente, escamosa, vermelha, com bordas irregulares, que sangra facilmente, ferida aberta que persiste por semanas, lesão elevada com superfície áspera e uma depressão central.

Existe também a forma mais grave da doença e que deve receber tratamento rapidamente, o câncer de tipo:Melanoma

O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade. O melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro. Há diversos tipos clínicos de melanoma, como o melanoma nodular, melanoma lentigioso acral, melanoma maligno disseminado e melanoma maligno lentigo.

O Dr. Sabido, salientou que é extremamente importante o uso de protetor solar e que qualquer alteração na pele seja examinada por um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.


 Dr. Gabriel Sabido, oncologista e especialista em câncer de pele.

https://youtube.com/watch?v=KzuwXWVTyBc

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.