21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

CAPS em Três Lagoas – MS: Como Funciona, Endereço e Telefone

Essa instituição do governo foi criada para combater os antigos manicômios, e oferecer um serviço de qualidade para esses pacientes

13/04/2019 11h07
Por: André Rodrigues

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas.

Essa instituição do governo foi criada para combater os antigos manicômios, e oferecer um serviço de qualidade para esses pacientes, com profissionais capacitados para oferecer uma tratamento mais humano e digno.

Veja agora como o programa funciona e onde você pode encontrar um CAPS em Três Lagoas – MS.

A função do CAPS

O CAPS aqui na cidade de Três Lagoas – MS não tem somente a função fazer um acompanhamento médico e medicar através de drogas controladas esses pacientes. Mas também de estimular sua integração com a família e a comunidade, através de ações de programas sociais e tratamento com um acompanhamento específico para cada tipo de paciente.

Como funciona o tratamento no CAPS?

Para receber atendimento no CAPS o paciente pode procurar uma unidade por livre e espontânea vontade, ou ele pode ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família ou alguma outra instituição. Ao chegar, o paciente é analisado pelo profissional de plantão, para entender o quadro clínico que ele se encontra.

Cada paciente possui um Terapeuta de Referência, acompanhando o caso, e assim criando uma relação de confiança importante para esses tipos de pacientes. O Terapeuta é responsável por realizar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que são uma série de atividades e terapias do paciente dentro do CAPS, como por exemplo, sessões de psicoterapia, consultas médicas, oficinas terapêuticas, entre outras atividades.

O paciente deve iniciar seu tratamento no modo intensivo, e conforme tenha melhoras significativas no seu quadro clínico deve migrar para o semi-intensivo e posteriormente, não-intensivo.

Tratamento Intensivo

É um tratamento diário para pacientes com graves transtornos psíquicos, severas crises, surtos psicóticos e dificuldade de se relacionar socialmente. Muitas vezes os atendimentos acabam sendo em domicílio, pelo alto grau de desconfiança e agressividade desses pacientes.

Tratamento Semi-intensivo

Nesses casos os pacientes podem ser atendidos até 12 vezes no mês. Normalmente já apresentaram uma melhora em seus quadros, mas ainda possuem dificuldades para se relacionarem socialmente, precisando ainda de uma atenção reforçada.

Tratamento Não-intensivo

Pacientes que já não precisam de um atendimento contínuo, e podem ser atendidos até pelo menos 3 vezes no mês. Esses pacientes já foram integrados novamente para a sociedade e significativa melhora nos relacionamentos familiares. Já possuem autonomia.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Atividades do CAPS em Três Lagoas – MS

Podemos citar entre as diversas atividades médicas e terapêuticas realizadas pelo CAPS:

Tratamento Médico: Tratamento com medicamentos psicoativos ou psicofármacos controlados.
Atendimento psicoterápico: Sessões individuais ou em grupo onde são colocados em prática os conhecimentos e as técnicas da psicoterapia.

Atividades Comunitárias: São atividades terapêuticas, de lazer e programas sociais em conjunto com a comunidade, para integrar esses pacientes novamente na sociedade.
Orientação: Tanto para os pacientes, quanto para as famílias, nos mais diferentes temas que englobam o tratamento.

Desintoxicação Ambulatorial: Procedimentos referentes ao tratamento da abstinência devido o uso abusivo de alguma substância química.

Visitas Domiciliares: Atendimento à domicílio de um profissional do CAPS para o paciente e/ou família.
CAPS em Três Lagoas – MS: Contatos

Unidade: CENTRO DE ATENCAO PSICOSSOCIAL TRES LAGOAS MS
Endereço: RUA ZULEIDE PERES TABOX, 950 Bairro: CENTRO CEP: 79630000
Cidade: Três Lagoas – MS
Telefone: (67) 3929 1570
CNES: 3475298

CONHEÇA TAMBÉM

REFERÊNCIA

Conheça o Desafio Jovem Peniel: referência na recuperação de pessoas

O Desafio Peniel exerce o Ministério de Recuperação da pessoa humana como um todo atuando em diversas áreas: narcodependência, disturbios mentais e outros contextos.

Clique aqui para saber mais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.