21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Campanha de Vacinação Contra a Gripe segue até dia 15 de junho

04/06/2018 13h02

Doses da vacina já estão disponíveis nas Unidades de Saúde

Por: Deyvid Santos / Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estendeu o prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza – A até 15 de junho.

As vacinas continuarão disponíveis à população em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em todas as unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e na sala de vacinas do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Essa Campanha de Vacinação foi lançada em 23 de abril e teve como “Dia D”, dia nacional de mobilização, o dia 12 de maio, e iria terminar em todo o Brasil, na sexta-feira (1º de junho).

Como informou o Ministério da Saúde, nesta campanha foram imunizadas 35,6 milhões de pessoas, o equivalente a 66% do público-alvo que precisaria ser vacinado, ou seja, as pessoas que formam os grupos de risco e os grupos prioritários.

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inclui os idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores e professoras, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, servidores do sistema prisional e doentes crônicos mediante apresentação da receita médica para a vacina.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento, o público-alvo com maior cobertura da vacina são as puérperas (78%), seguido por pessoas idosas (75%), professores e professoras (73%), trabalhadores da Saúde (71,6%), gestantes (55%) e, infelizmente, o índice de vacinação de crianças ainda está abaixo da metade (49,7%).

Conforme relatos do Setor de Imunização da SMS, em Três Lagoas, o total de pessoas dos grupos prioritários de risco, que precisam ser vacinadas é de 23.391. Desse total, até sexta-feira, dia 25 de maio, apenas 13.030 pessoas haviam sido vacinadas contra a gripe, o correspondente a uma cobertura de 55,71%.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que sejam vacinadas, pelo menos, 90% do total da população de risco, ou seja, mais de 21 mil pessoas. Os profissionais da Saúde reconhecem que a imunização contra a gripe, por meio da vacina, continua sendo a principal prevenção para não contrair a doença.

ALERTA

O alerta do Ministério da Saúde é que, neste ano, já foram registrados 2.088 casos de Gripe Influenza-A em todo o País e 335 pessoas, incluindo um paciente de Três Lagoas, morreram em decorrência da doença.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Das pessoas que faleceram, segundo os diagnósticos das causas divulgadas pelo Ministério da Saúde, 70% possuíam ao menos algum fator de risco, como idosos acima de 60 anos, cardiopatas, pneumopatas e pessoas com diabetes mellitus.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.