23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Assistente Social do Hemonúcleo explica sobre o horário de atendimento da unidade

17/09/2018 10h58
Por: Gabriele Benati

A equipe da Caçula FM entrou em contato com especialistas do Hemonúcleo de Três Lagoas para tirar dúvidas dos leitores e ouvintes sobre a doação de sangue e horário de funcionamento da unidade.

Em conversa com a Assistente Social Jaqueline Amália Rovari, do Hemonúcleo, ela informou que a unidade funciona de segunda, quarta e sexta-feira das 7h às 11h30min e terça e quinta-feira das 7h às 11h.

Ela explicou que esse horário é seguido porque às 12h a transportadora sai de Três Lagoas e segue para Campo Grande com o sangue colhido. Sendo assim, as bolsas de sangue colhidas no Hemonúcleo devem estar embaladas e preparadas para a viagem até a Capital.

Em relação ao horário de atendimento, que foi questionado a falta de tempo dos doadores, Jaqueline explicou que por lei, as empresas devem aceitar dois atestados por ano do funcionário doador. Porém, há casos de empresas que aceitam até mais. Ou seja, varia de empresa para a empresa.

Os doadores devem comparecer na unidade, onde é feito uma entrevista e exames antes da doação. O paciente sendo liberado, já é realizado a coleta e o sangue segue para Campo Grande onde é distribuído aos hospitais.

No Hemonúcleo, qualquer tipo sanguíneo está sendo recebido, lembrando a população que o tipo O – é o mais difícil de ser encontrado, porém, esse é o que está com procura de urgência.

Critérios para doação de sangue

• O doador deve ter dormido bem durante a noite

• O doador deve se alimentar bem antes da coleta de sangue

• Para mulheres, a doação deve ser feita de 4 em 4 meses

• Para homens, a doação deve ser feita de 3 em 3 meses

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

• Doadores que fizeram tatuagem devem aguardar um período de um ano para doação

• Doadores que fizeram cirurgia bariátrica devem procurar a unidade para realizar os exames e o atestado de liberação do médico.

Cadastro de doador

• Documento com foto

• Laudo médico (realizado na unidade)

Aproveitando a questão, o Hemosul (Centro de Hemotologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) localizado em Campo Grande, fez um apelo ao se deparar com o baixo número de bolsas de sangue na unidade.

Na unidade, o estoque deveria ter a quantidade de no mínimo 40 bolsas de sangue tipo O –, e o tipo O +, o mínimo deveria ser 240 bolsas. Porém, a preocupação é que no momento, o estoque da tipagem O negativo é de apenas 6 bolsas, e O positivo 100 bolsas.

O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Côrrea da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande, e essa baixa no estoque é de grande preocupação para os especialistas, visto que as bolsas seguem para vários pacientes de várias cidades do estado de Mato Grosso do Sul, atendendo uma grande demanda de necessitados.

A unidade do Hemonúcleo de Três Lagoas fica localizada na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520 Bairro Jardim Primaveril, esquina com a Avenida Capitão Olinto Mancini, telefone (67) 3522-7959.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.