23.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

“Pano” cirúrgico é encontrado na barriga de paciente e família quer saber o que aconteceu

13/01/2017 – Atualizado em 13/01/2017

“Pano” cirúrgico é encontrado na barriga de paciente e família quer saber o que aconteceu

Paciente passou por cirurgia de reconstrução intestinal em novembro de 2016 e o material com “aspecto de compressa cirúrgica” foi encontrado durante procedimento de curativo no dia 10 de janeiro de 2017

Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula

Um possível erro médico foi denunciado pela filha da paciente Maria José Florense Mellin, 56 anos, que no dia 17 de novembro de 2016 foi submetida a uma cirurgia de reconstrução intestinal, realizada pela equipe médica de um Hospital de Três Lagoas e durante o procedimento a família acredita que o profissional tenha esquecido um pedaço de pano dentro do corpo da paciente.

Solange Aparecida Mellin, filha da paciente, desconfiou que algo estivesse errado, pois sua mãe sentia fortes dores e o ferimento parecia não cicatrizar, mesmo com o passar do tempo, a paciente realizava diariamente curativos no CDC de Três Lagoas, mas no dia 23 de dezembro, devido ao ponto facultativo não houve atendimento na unidade e por este motivo precisou realizar o procedimento em sua casa e foi neste momento que conseguiu visualizar, através de um corte ainda aberto, que dentro da barriga de Maria havia um pedaço de pano.

Solange disse que a princípio acreditou que se tratava de um pedaço de gase e que deveria ser retirado, porém durante as consultas que teve após este dia, os médicos afirmavam que nada havia sido “esquecido” dentro da paciente.

De acordo com Solange, nesta terça-feira (10) Maria, acompanhada de sua filha, esteve no CDC (Centro de Cirurgia e Diagnostico) para realizar o curativo no ferimento e durante o procedimento a enfermeira notou que havia algo diferente na região e acionou o médico da unidade, que imediatamente entrou em contato com o Hospital que realizou a cirurgia, onde a paciente passou por um procedimento no centro de pronto atendimento e o médico plantonista retirou de dentro do ferimento uma flanela, que a família acredita ter sido esquecida durante a cirurgia da paciente.

No prontuário escrito pelo médico do CDC ele relata que Maria passou por um procedimento de reconstrução intestinal e que desenvolveu um quadro de infecção pós-cirúrgica e por este motivo passou a realizar curativos de rotina na clinica, sendo que no dia 10 de janeiro foi encontrado na abertura abdominal material com “aspecto de compressa cirúrgica”, sendo a paciente encaminhada ao hospital para avaliação mais detalhada.

Em contato com o médico responsável pelo procedimento, a equipe de reportagem da Rádio Caçula foi informada que a flanela estava na ferida operatória e não na cavidade abdominal, ou seja, o pano não foi “esquecido” durante a cirurgia e sim deixado na cavidade por terceiros durante a realização dos curativos.

O médico afirma que a realização dos curativos foi necessária porque houve infecção da ferida, fato este muito comum em cirurgias como a qual Maria foi submetida, e por este motivo os pontos precisaram ser retirados, deixando a pele aberta e expondo a gordura, e por esta cavidade que os curativos eram realizados, local onde a flanela foi encontrada.

O cirurgião ainda disse que o pano pode ter sido deixado por terceiros durante os procedimentos de limpeza e curativo do ferimento e afirma que a cirurgia foi bem sucedida e ajudou Maria a voltar a viver dignamente.

A família está indignada com o ocorrido e quer saber o que aconteceu que causou o sofrimento de Maria.

CONFIRA A NOTA ENVIADA PELO HOSPITAL

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O Hospital informa que a todo o momento o paciente foi assistido e acolhido e conforme o médico plantonista do pronto socorro avaliou e escreveu em prontuário, a referida compressa estava NA FERIDA OPERATORIA E NAO NA CAVIDADE ABDOMINAL. Isso significa que a compressa NAO FOI ESQUECIDA NA CIRURGIA e provavelmente foi deixada por terceiros durante a realização dos curativos em unidades de saúde. Isto porque houve infecção da ferida (coisa comum neste tipo de cirurgia) foi necessário abrir os pontos e deixar aberto a pele, expondo a gordura e necessitando de fazer curativos diários.

A todo o momento o médico da paciente acompanhou com toda atenção devida e completa em todos os dias da internação; que o resultado positivo da cirurgia foi OBTIDO. Foi retirado a “bolsinha de fezes” e hoje a paciente consegue evacuar normalmente, com dignidade. Ela foi acompanhada vários dias no ambulatório devido à infecção.

Por todo o esforço empreendido pela equipe com a paciente, tendo conseguido realizar uma cirurgia com resultado satisfatório.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PROCON-TL divulga pesquisa de preço de gás de cozinha e água mineral

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, em conjunto com o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON-TL), divulgou nesta quinta-feira, 25 de abril, a...

Quina 6425: Sortudo de Três Lagoas leva prêmio de R$ 11 milhões

No concurso da Quina 6425, realizado em 25/04/2024, os números sorteados foram 04, 07, 33, 53, 66. A Quina é uma das modalidades de...

Dracco realiza Operação Jazida contra desvio em obra de rodovia

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco)  realiza, na manhã desta sexta-feira, em Bataguassu, a Operação Jazida, com objetivo de...