23.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

PROCONS de todo Brasil comemoram 24 anos de Código de Defesa do Consumidor

11/09/2014 – Atualizado em 11/09/2014

Diante da atual complexidade da sociedade de consumo, o CDC foi criado para viabilizar a proteção do consumidor sob as mais variadas perspectivas e situações

Por: Redação

Hoje quinta-feira (11), o Código de Defesa do Consumidor completa 24 anos de existência. Ao longo desse período, o mercado de consumo – e as relações entre consumidores e fornecedores – evoluiu significativamente, embora muito ainda necessite ser aperfeiçoado.

Para celebrar a data, o órgão Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas-MS realizou atividades voltada para a educação e conscientização do consumidor, com panfletagens e orientação no centro da cidade.

Uma das legislações mais modernas do mundo, o Código de Defesa do Consumidor assegura proteção integral aos direitos do consumidor, garantindo que seu patrimônio e, sobretudo, sua saúde e segurança, sejam respeitados pelos fornecedores de produtos e serviços.

Após mais de duas décadas da vigência da lei, o consumidor foi se tornando cada vez mais atento e, beneficiado pelo maior acesso à informação, passou a buscar a concretização dos seus direitos, reclamando sempre que se sente lesado, seja diretamente ao fornecedor ou recorrendo aos Procons.

Nesse contexto, é importante ressaltar a importância da existência dos Procons, órgãos ligados ao poder executivo dos estados e municípios e que têm como objetivo orientar e defender os consumidores brasileiros. Somente nos últimos dez anos, mais de dez milhões de consumidores foram atendidos nos Procons de todo o Brasil.

Para Lilian Campos, Diretora do Procon/TL, essa é uma forma de aproximar a população, sobre aquelas pessoas que frequentam o comércio popular e não têm conhecimento suficiente dos seus direitos. “Apesar de vivermos um momento onde os consumidores estão cada vez mais esclarecidos e o acesso à informação é rápido e eficaz, ainda há muitos consumidores, que não têm ciência de direitos básicos nas relações de consumo. Pensando nisso, o Procon resolveu ir até a população para cumprir o seu papel de esclarecer e orientar.

O acesso à informação, à internet e às redes sociais também mudou o comportamento do consumidor. Trata-se de um novo cidadão, que reclama, não aceita passivamente ser lesado ou ter seus direitos desrespeitados.

É ainda o reflexo da existência do CDC (Código de defesa do Consumidor) que nesses novos tempos continua, de maneira absolutamente moderna, acompanhando essas mudanças e propondo inovações para, cada vez mais, dar suporte àquele sujeito de direitos que precisa, de fato, ser protegido: o consumidor.

Foto:Rádio Caçula

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto:Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quina 6425: Sortudo de Três Lagoas leva prêmio de R$ 11 milhões

No concurso da Quina 6425, realizado em 25/04/2024, os números sorteados foram 04, 07, 33, 53, 66. A Quina é uma das modalidades de...

Dracco realiza Operação Jazida contra desvio em obra de rodovia

O Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco)  realiza, na manhã desta sexta-feira, em Bataguassu, a Operação Jazida, com objetivo de...

Deptran participou do Workshop sobre Legislação e Educação de Trânsito, Mobilidade em Nova Andradina

A Prefeitura de Três Lagoas, por intermédio do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), participou...