26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

“Vão ter que passar o trator por cima de mim” diz trabalhadora ao saber que quiosque pode ser demolido

09/12/2016 – Atualizado em 09/12/2016

“Vão ter que passar o trator por cima de mim” diz trabalhadora ao saber que quiosque pode ser demolido

Ela que estava trabalhando e com clientes no local, ficou indignada e afirmou que não sairia do local

Por: Rayani Santa Cruz

Na manhã desta sexta-feira (09), Janete Santana França (40) proprietária de um dos quiosques em frente à Lagoa Maior de Três Lagoas, passou por uma situação difícil devido a uma ordem judicial que pede para que ela deixe o local e posteriormente haja a demolição do mesmo.

Fiscais da Prefeitura juntamente com a Polícia Militar, trator e caminhão de recolhimento estiveram no quiosque onde foi apresentada algumas documentações, no entanto a comerciante se recusava a todo momento a sair do local.

Um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) elaborado pela Prefeitura Municipal junto ao Ministério Público foi assinado há alguns anos, e o vencimento deste será em setembro de 2017. Havia uma série de regras a serem cumpridas para usar o espaço do canteiro público e conforme algumas ressalvas de fiscais da Prefeitura Janete teria descumprido alguns termos.

A trabalhadora ressaltou que há cerca de cinco anos, teve que deixar o quiosque aos cuidados do então marido na época para cuidar dos filhos que estavam com problemas particulares. Foi nesse período que houve a separação do casal, mas os dois permaneceram com o negócio, sendo que certo dia houve uma fiscalização e um relatório constando a falta da responsável no local foi elaborado.

Trabalhadora teme demolição do quiosque

Segundo ela, foram gastos mais de R$ 30 mil reais em equipamentos e reforma do quiosque e a sentença judicial foi emitida na segunda-feira (05), não dando tempo para que ela recorresse da decisão.

Ela que estava completamente indignada disse que o local é a maneira de sustento da família e que beneficia toda a sociedade, principalmente as pessoas que usam a orla da Lagoa e consomem seus produtos.

Ao inicio Janete se recusou a ir até a delegacia de polícia e acompanhar os militares, mas após uma hora de negociação ela resolveu se deslocar até a DP, com a garantia de que as máquinas não iriam destruir o quiosque. E também com a garantia de que a assessoria jurídica da Prefeitura negociasse com ela.

Vereador Gilmar Garcia esteve no local

O Vereador Gilmar Garcia Tosta esteve no local, e disse estar entristecido com toda a situação, ele afirmou que existe uma autorização de demolição do quiosque e é a favor de uma solução e não do desemprego e da tirada dessas famílias.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Para Gilmar, os quiosques embelezam o entorno do Cartão Postal da cidade e serve como uma parada turística. Ele é contra a retirada das famílias que ocupam os canteiros públicos para trabalhar e disse que como cidadão lutará para impedir que isso ocorra.

Portas foram fechadas

Depois de resistência por parte de Janete, seus filhos e funcionários, eles ainda que temerosos, foram convencidos a guardar os equipamentos de trabalho e fechar o local para tentar uma conversa com a equipe da Prefeitura.

O medo da família era de que o local seria demolido posterior a saída dos mesmos. Dona Janete perguntou diversas vezes se tudo permaneceria intacto e a resposta foi positiva por parte das autoridades presentes.

A equipe de jornalismo da Rádio Caçula acompanha o caso e em breve mais informações serão transmitidas a população.



https://youtube.com/watch?v=PWs-AHpbrJQ

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...