22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Jorge Martinho contesta informações da Sanesul

24/04/2014 – Atualizado em 24/04/2014

Jorge Martinho contesta informações da Sanesul sobre fechamento do Palmito

A ANP não teria sido informada sobre quaisquer solicitações da Sanesul

Por: Rayani Santa Cruz/Assessoria

Em seu pronunciamento, na sessão do dia 15 de abril, o vereador Jorge Martinho relatou viagem que realizou ao Rio de Janeiro, onde se reuniu com o superintendente de Exploração da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Marcus Almeida Rezende, para tratar da desativação do poço do Palmito e informar à agência sobre grave vazamento que está sendo registrado no poço, causando prejuízos ao meio ambiente, e declarou que as informações até agora divulgadas pela empresa Sanesul não procedem.

Segundo Martinho, o diretor da ANP informou que a agência não recebeu nenhuma solicitação da Sanesul para fechamento do poço, que fornece água para boa parte de Três Lagoas, versão que contraria a empresa de saneamento. “Ao contrário do que afirmou o presidente da Sanesul, que o novo poço para substituir a água está pronto e só depende da Petrobras fazer o lacramento, tive a informação, no Rio de Janeiro, que a Sanesul nunca notificou a ANP.

Aliás, a ANP informou que vem notificando a Sanesul, desde 2009, sobre a necessidade do fechamento do poço. Esta história de que a Petrobras seria o bicho papão, não procede”, disse o vereador Jorge Martinho. “Então, de acordo com o diretor com a qual tivemos audiência, as notícias veiculadas em Três Lagoas, de que os técnicos fariam o fechamento até o final do mês, ou em setembro, como se falava anteriormente, não procedem”, afirmou.

Visando esclarecer esta situação, o vereador apresentou requerimento solicitando que o gerente local da Sanesul informasse a ele quando foi feita a solicitação de fechamento, inclusive que enviasse cópias dos ofícios. No entanto, o requerimento não foi aprovado pelo plenário, tendo voto favorável apenas dos vereadores Beto Araujo, Idevaldo Claudino, Gil do Jupiá e do proponente, Jorge Martinho.

Outra questão levantada por Jorge Martinho foi sobre notícia de que a Petrobras tem apenas duas sondas com capacidade para o fechamento. Segundo ele, a ANP informou que são muitos equipamentos Brasil afora e que, inclusive a própria Sanesul apresentou orçamento, em outro período, de empresa do Mato Grosso do Sul capacitada para o trabalho. “Eles só estranharam porque o orçamento era de valor elevadíssimo”, explicou.

Sobre o vazamento no poço, que tem vertido água com temperatura de cerca de 56° e com composição química muito diferente no Córrego do Palmito, afluente do Paraná, Jorge apresentou fotos e documentos aos diretores da ANP, relatando que a situação é grave. Também solicitou que pesquisadores da Universidade de Mato Grosso do Sul façam análise dos danos à flora e à fauna locais.

O parlamentar explanou que o diretor também esboçou preocupação com o vazamento, sobretudo porque podem estar ocorrendo outros vazamentos ao longo da tubulação, contaminando os lençóis freáticos. “Neste caso, o estrago ambiental seria irreversível”, opinou.

Jorge destacou que são necessárias medidas emergenciais para sanar o vazamento e também para substituir o abastecimento por uma água mais potável e saudável. “Temos que cobrar o que é de direito porque esta água tem oferecido sérios riscos à saúde da população e agora traz riscos ao meio ambiente”, finalizou.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.