19/08/2014 – Atualizado em 19/08/2014
A partir de 1º de novembro de 2014, todos os atendimentos para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade serão 100% agendados pela internet
Por: Da Redação/MC
A partir do dia 1º de Setembro deste ano, as pessoas interessadas em emitir a 2º via ou o RG original pode solicitar e agendar o serviço sem precisar sair de casa. Para fazer o pedido eletrônico de atendimento, o cidadão deve acessar o site da Sejusp pela internet, no endereço www.sejusp.ms.gov.br e clicar no link “Identidade”, no lado esquerdo da página.
O acesso também pode ser feito através do endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/.
Desse modo, a pessoa não precisa ficar horas em filas esperando desde o início da madrugada nos posto de identificação em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Após o processo no pedido do agendamento, o cidadão aguarda chegar o dia e horário para ir ao ponto onde está o setor de identificação de cada município. Três Lagoas, o serviço pode ser feito no prédio anexo ao 1º Distrito Policial, na Rua João Carrato no bairro Jardim Morumbi.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Na página de agendamento, o cidadão será informado da relação de documentos necessários para obtenção da identidade ou da segunda via e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, endereço do Posto de Identificação escolhidos e o protocolo de agendamento.
INTERIOR A PARTIR DO DIA 1º
Vale lembrar que a primeira emissão do RG é gratuita e que o agendamento eletrônico está disponível até o final do mês somente para os usuários de Campo Grande. A partir de 1º de setembro, os beneficiados serão os habitantes de Três Lagoas, Ponta Porã, Dourados e Corumbá.
EVITAR FILAS NESTAS CIDADES
Com o objetivo de acabar com as filas, agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. De acordo com o superintendente de Segurança Pública (SSP) da Sejusp, delegado André Matsushita Gonçalves, a mudança será de forma gradual, como ocorreu em Campo Grande (MS), onde o processo de adequação foi iniciado com 50% dos atendimentos agendado e os outros 50% presenciais, através da distribuição de senhas nos postos do Estado.
1º DE NOVEMBRO SERÁ FEITO APENAS PELA INTERNET
A partir de 1º de novembro de 2014, todos os atendimentos para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade serão 100% agendados pela internet. O objetivo da secretaria é aumentar gradativamente os agendamentos, até que a população tenha conhecimento e se adapte à mudança.