22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Secretária de educação diz que está trabalhando para atender a demanda de vagas em Três Lagoas

13/01/2017 – Atualizado em 13/01/2017

Por: Rayani Santa Cruz

O Programa Linha Direta com a Notícia de hoje (13), recebeu Maria Célia Medeiros a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas, que falou sobre as vagas na rede municipal de educação e sobre a necessidade de se construir mais prédios para atender a população.

Maria Célia Medeiros tem a seguinte formação: Pedagogia Plena. Pós-graduação em Gestão Escolar. Cursos de Extensão na área. Professora nas escolas do Parque São Carlos, São João, antiga Creche Irmã Scheila e Escola Gentil Rodrigues Montalvão foi Diretora e Diretora Adjunta.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura é uma das pastas mais importantes para a população três-lagoense, haja vista, que os pais tem uma extrema preocupação e dormir nas filas em portas de escolas, havia se tornado rotineiro para muitas famílias da cidade.

A Secretaria de educação tem a participação do Conselho Municipal de Educação; e visa a elaboração e execução de planos, programas e projetos educacionais, no âmbito municipal, obedecendo às diretrizes e prioridades estabelecidas pelo governo local e mantendo consonância com as linhas de políticas educacionais, definidas nos níveis federal e estadual;

Vagas

A Secretária de Educação Maria Célia Medeiros, disse que está sendo feito um diagnóstico e cadastramento, ela disse que em três dias foram feitas 536 vagas no pré I, e cerca de 1200 vagas para berçário e maternal.

Para ela foi necessário fazer readequações, pois existe uma deficiência no maternal e berçário em Três Lagoas. Ela citou que a pré-matrícula é importante, pois assim, a secretaria sabe onde é necessário construir mais salas e qual bairro é preciso construir mais uma Unidade de Centro de Educação Infantil.

Maria Célia, disse que a pedido do Prefeito o atendimento está feito de uma maneira mais humanizada.

Sobre a estrutura das escolas

A Secretária disse que uma reforma está prevista para o antigo prédio da escola João Ponce, para posteriormente transformar o local em Centro de Educação Infantil e no momento aguarda uma resposta da empresa responsável par inicio das obras. Ela ainda afirmou que alguns centros de educação devem receber manutenção ainda esse mês.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Maria Célia, disse que o prédio da escola Flausina que foi entregue o ano passado, já está com infiltração e inundação na cozinha. Ela informou que todos os problemas foram repassados para a pasta de obras e em breve deve ser resolvido.

Ônibus escolares

Quando questionada sobre a linha de ônibus escolar que faz a região do residencial Novo Oeste, ela afirmou que por lei não é obrigação municipal o fornecimento, mas por conta da distância do condomínio, as linhas que já estão continuarão, sendo que não deve aumentar, apesar da necessidade.

Transporte rural

Sobre os problemas com transportes de alunos que moram na área rural de Três Lagoas, a secretária disse que o contrato com a empresa (Cidade Jardim) da antiga gestão, foi restringido. Ela explicou que foi feito outro contrato emergencial para contratação de outra empresa, as mães dos Distritos de Arapuá e Garcias foram tranquilizadas, pois segundo a secretária as linhas continuarão sendo feitas.

Maria Célia, disse que existe uma lei no qual o ônibus escolar não pode ultrapassar a porteira da fazenda, pois é uma área particular, e as crianças não podem passar muito tempo dentro do ônibus. Reuniões com os pais serão feitas para que haja a orientação referente a responsabilidade dos mesmos em relação à levar os filhos até a porteira da fazenda.

Estagiários

O pagamento não está atraso, segundo ela, a Secretária Maria Célia, afirmou que a administração anterior repassou o dinheiro para o IEL ainda no dia 28 de dezembro. Célia disse que o fato que pode ter acontecido é de que o pagamento do IEL será repassado na próxima semana para os estagiários. A Secretária ainda salientou que a presença dos estagiários é muito importante e que esse ano também haverá contratação dos alunos.

CEI

Questionada sobre os motivos das mães poderem matricular somente meio período em alguns Centros de Educação Infantil, Célia disse que em alguns prédios o atendimento á de 4 horas, e isso é feito devido ao déficit de vagas e para conseguir atender mais crianças em determinadas regiões.

Transporte para especiais

“A crianças tem que ter um tratamento adequado” disse Maria Célia referente ao transporte de estudantes especiais.

Novo Oeste

Foi solicitado ao Plano de Ações Articuladas-PAR, recursos para construção de um Centro de Educação Infantil na região do Novo Oeste, facilitando a vida dos moradores dos apartamentos.

Sobre o Departamento de Cultura

Em relação a cultura, Maria Célia disse que está alinhada com o Direto Rodrigo, e afirmou que a intenção é levar teatro, cinema para as ruas, e para os bairros de Três Lagoas.

Ela afirmou que em reunião na semana passada, Angelo Guerreiro se dispôs para promover o desfile de escolas de samba em Três Lagoas, sendo que os recursos serão liberados para os diretores das escolas da cidade e serão feitos dois dias de folia. Reuniões devem ser feitas para que haja a compra de matérias, fazendo o planejamento para a compra de materiais. O desfile deve ser feito na avenida Rosário Congro.

O Departamento de Cultura deve ficar totalmente responsável pela organização e finalização do carnaval 2017.

A Secretária finalizou dizendo que o trabalho será muito próximo as escolas, ela afirmou que ficará constantemente nos ambientes para detectar os problemas e resolver o mais rápido possível.


O Programa Linha Direta com a Notícia de hoje (13), recebeu Maria Célia Medeiros a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas. Foto: Rádio Caçula


https://youtube.com/watch?v=88oVZu6NJnw

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.