22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

MPU flagra alunos de CEI recebendo alimentação reduzida e armazenada em caixas pelo chão

03/03/2015 – Atualizado em 03/03/2015

A Unidade, Cida Castro, conta com a boa fé dos seus servidores e dos pais para se manter em pé. Todos os utensílios utilizados na cozinha foram doados e os alimentos são guardados pelo chão ou em estante sem portas. A diretora luta para garantir alimentação básica aos alunos.

Por: Érika Moreira

O Centro de Educação Infantil (CEI), Prof.ª Maria Aparecida do Nascimento Castro, no Bairro Santos Dumont, em Três Lagoas (MS), foi surpreendida na manhã desta terça-feira (03) pela “visita” do Ministério Público da União (MPU). A Unidade foi surpreendida quando servia meio pão com manteiga, acompanhado de cerca de menos da metade de um copo de leite. A visita revelou ao representante do MPU, sob as ordens do procurador da República, Davi Marcucci Pracucho, que a tanto a alimentação como a forma de conservação e preparo está sendo realizada de forma irregular.

Segundo o representante do MPU, caso os CEI’s e as Escolas da Rede Pública Municipal não estejam cumprindo todas as normas da Lei 11.947/2009, que trata da alimentação escolar, a Procuradoria tomará as medidas cabíveis. “Estaremos vistoriando a pedido do procurador Marcucci para verificar se as Unidades de Educação estão cumprindo as diretrizes da Lei da Alimentação Escolar”, afirmou o servidor público que disse não ter autorização para se identificar devido a investigação que está realizando.

Questionada pela pouca quantidade de alimento oferecido às 469 crianças matriculadas no CEI, a diretora Augusta Lourenço Jacinto alega que os alunos já vêm alimentados de casa, pois são de família com poder aquisitivo mais alto. “A maioria das nossas crianças já chegam com o café tomado de casa, pois pertencem a famílias mais abastadas. Por isso, para não haver desperdício, reduzimos as porções oferecidas”, explicou.

A diretora com 40 anos de serviço público na Educação conta que praticamente todos os utensílios da cozinha foram doados pelos servidores da Unidade e que hoje há duas professoras remanejadas para auxiliar no preparo das merendas e uma merendeira contratada após sua demissão da Nutrisaúde – empresa que fornecia a alimentação para a toda Rede Escolar do Município.

“Infelizmente ainda temos muita luta pela frente para conseguir junto a Secretaria de Educação. Hoje mesmo estaremos indo falar com o secretário, Mário Grespan, para tentar conseguir um fogão industrial. O que temos de quatro bocas foi de doação”, relatou.

De acordo com a diretora, a Secretaria de Educação há dois dias passou a repassar uma verba, cujo valor não é pré-definido, para garantir suprimentos como carne, frango ou peixe. “Estamos tentando fazer o possível. Hoje teremos macarronada com carne moída. Infelizmente quando contávamos com a parceria com os produtores da agricultura familiar, havia muita fartura e variedade de alimentos. Hoje nossa realidade é comprar alguns alimentos indispensáveis, como a carne moída de hoje, e enviar as notas para que a Secretaria proceda o pagamento”.

CONSERVAÇÃO

Os poucos legumes e frutas estão armazenados em caixas plásticas. Suco de polpa é o que ocupa a maior parte do freezer e na geladeira há batata, tomate, iogurte e suco de caixinha.

O local não possui armários para armazenar os alimentos não perecíveis. Apenas uma estante de tijolos sem portas serve para guardar o que será servido nas próximas semanas. Nela são guardados leite, bolachas, dois pacotes de arroz, três litros de óleo, dois pacotes de feijão, vinagre, sal, macarrão parafuso e alguns saches de molho de tomate.

O espaço físico do CEI também apresenta inúmeros problemas – pintura em péssimo estado, cadeiras velhas, carrinhos, caixas de papelão jogadas pelo “quintal” da Unidade, assim como o mato começa a se espalhar pelos locais não concretados.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

RECICLAGEM

A equipe de reportagem da Rádio Caçula também flagrou total descaso quando o assunto é reciclagem dos materiais descartados pelo CEI. As quatro lixeiras estão viradas de cabeça para baixo e cadeiras estão apoiadas em cima destas.

Com meio pão com manteiga e menos de meio copo de leite os alunos do CEI

Reciclagem não faz parte das disciplinas escolares do CEI

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.