23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

IFMS abre inscrições para Feiras de Ciência e Tecnologia da instituição

03/08/2015 – Atualizado em 03/08/2015

Por: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a seleção de trabalhos para sete Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As feiras serão realizadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, entre 23 e 26 de setembro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2015.

Os trabalhos de pesquisa deverão ser produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e do técnico integrado de nível médio de instituições públicas ou privadas.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do projeto exclusivamente pela página da Semana. É necessário enviar um resumo do trabalho e cadastrar os participantes, observando os padrões e normas descritos no edital de abertura. O prazo termina no dia 4 de setembro.

O orientador deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público. Estudantes de todo o Estado podem apresentar trabalhos, desde que estudem dentro da área de abrangência do câmpus que sedia a feira da qual escolheu participar. A área de abrangência pode ser consultada no Anexo 1 do edital.

Seleção – Os trabalhos apresentados devem estar inseridos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias.

A seleção será feita por meio da análise da documentação e avaliação dos resumos, sob responsabilidade do Comitê de Pré-Avaliação e Seleção de cada feira, formado por professores do câmpus onde a feira será realizada.

Na avaliação dos resumos serão considerados aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, além de adequação à norma culta de linguagem.

A divulgação dos trabalhos selecionados para participar será feita até 10 de setembro.

Premiação – Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio e fundamental de cada uma das cinco áreas do conhecimento, além de melhor banner, melhor maquete/protótipo, melhor apresentação oral, melhor relatório, melhor projeto na categoria de nível fundamental e melhor projeto na categoria de nível técnico/médio.

Em cada feira, os cinco melhores trabalhos de estudantes de escolas públicas receberão bolsas de iniciação científica, do CNPq e do IFMS, por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec). O valor é de R$ 100,00 durante 12 meses.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

As regras para o pagamento estão disponíveis no edital. Segundo a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), a concessão dos valores será feita de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Além disso, os dois trabalhos de nível médio que obtiverem a melhor classificação serão credenciados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), que ocorrerá entre 3 e 7 de novembro, em Campo Grande.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.