21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Mesmo com decisão do STF, venda da UFN-3 continua proibida

Petrobras informa que estão incluídos apenas projetos relacionados a ativos em gás e petróleo

16/01/2019 15h11
Por: Deyvid Santos

A população de Três Lagoas deverá esperar mais um tempo para finalmente ver deslanchar a obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) no município. É que a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendendo a liminar imposta pelo ministro Marco Aurélio, em 19 de dezembro de 2018, que revalidou o edital lançado pela Petrobras, na verdade, beneficia apenas negociações de ativos nas áreas de exploração de petróleo e gás e combustíveis. Ou seja, a medida não libera a venda da UFN-3.

Em comunicado publicado na segunda-feira (14), a empresa alega que “retomará a publicação de eventuais oportunidades relacionadas a novos projetos de desinvestimentos de E&P, seguindo o curso normal de seus negócios”.

Além disso, destaca em nota que, em relação às suas 254 concessões em campos maduros em terra e águas rasas, encaminhou para a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) informação dizendo que está em processo de desinvestimento em cerca de 70% delas, solicitando prazos compatíveis para sua conclusão pelo fato de a Petrobras seguir sistemática interna de desinvestimentos validada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A Petrobras reforça ainda na nota “a importância do Programa de Parcerias e Desinvestimentos para a redução do seu nível de endividamento e geração de valor por meio da gestão ativa de portfólio, em linha com seu Plano Estratégico e Plano de Negócios e Gestão 2019-2023”.

Esperança

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a Petrobras refez o comunicado para o mercado, informando que a decisão, na verdade, não pega todo o programa de desinvestimentos. “Infelizmente a liberação atua apenas sobre os ativos de exploração de pré-sal e gás, mas não inclui a fábrica de nitrogenados. Por isso, a Petrobras ainda aguarda por liminar específica para concluir a negociação da UFN-3. Os seja, os projetos de ureia continuam restritos”, destacou.

O secretário alega, no entanto, que a expectativa é de que a questão judicial seja definida no julgamento do mérito da ação de inconstitucionalidade, – pelo STF –, pedida pela Advocacia-Geral da União (AGU), previsto para fevereiro.

“A Acron tem total interesse no negócio. Isso ficou claro na reunião que tivemos com o grupo, em novembro de 2018”, disse Verruck. “Nos últimos dois meses, nós tivemos praticamente três reuniões com os gestores da empresa, discutindo a questão dos incentivos fiscais e o fornecimento do gás natural da Bolívia para o empreendimento, inclusive com a elaboração de um pré-contrato para a aquisição desse gás”, acrescentou.

Fábrica é estratégica para Estado

A fábrica de fertilizantes tem uma importância estratégica para MS, já que, assim que estiver em operação, passará a produzir e a exportar produtos que hoje são importados pelo agronegócio, além da geração de emprego e renda e da dinamização da economia local. O secretário Jaime Verruck, salienta que o Estado alterou o decreto de concessão de incentivos fiscais, permitindo a transferência do benefício da Petrobras para o novo empreendedor, com validade até 2031.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“A Acron pretende exportar 90% da ureia que produzir, e a manutenção do incentivo lhe garante maior competitividade no mercado mundial”, destacou Verruck, acrescentando que, além das oportunidades de milhares de empregos que poder ser gerados na conclusão da obra, a unidade de fertilizantes estima contratar entre 500 e 600 trabalhadores na fase de operação. Outro aspecto relevante com a retomada do empreendimento em Três Lagoas, apontado pelo secretário, é o aumento das importações de gás natural da Bolívia, o que incidirá na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Um pré-contrato estima o fornecimento para a fábrica de um volume de 2,3 milhões de metros cúbicos/dia de gás. (RS)

Informações do site Correio do Estado

Retomada da obra da fábrica de fertilizantes é uma das prioridades do governo - Foto: Arquivo / Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.