26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Com a ajuda de vereadores, prefeitura inicia negociação salarial com servidores públicos

13/06/2018 16h11

Por: Deyvid Santos / Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municial de Três Lagoas

Durante reunião no Gabinete, o secretário de Finanças e secretário interino da Secretaria Geral, Cassiano Maia, e o secretário de Administração, Gilmar Tabone, receberam os servidores da Prefeitura de Três Lagoas e os vereadores André Bittencourt, Marcus Bazé e Cristina nesta quarta-feira (13).

Considerada como uma negociação inédita entre administração pública e servidores comissionados, os vereadores auxiliaram no debate que envolve a valorização dos servidores municipais e que não estão contemplados com a proposta de reajuste salarial pleiteado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipal (SSPM).

Cassiano Maia explicou que esse diálogo, a pedido do Prefeito Angelo Guerreiro que cumpre agenda em Brasília, busca uma isonomia entre os servidores, tratando o assunto de reajuste salarial com igualdade.

O secretário de finanças explicou também sobre os dados discutidos em reuniões com o sindicato: dos 6,81% até chegar aos 3%, encaminhados, via projeto de lei, para a Câmara, esta semana.

Ele ainda ponderou sobre a importância do equilíbrio financeiro, necessário para uma gestão adequada, norteada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, foi ofertado ao sindicato um índice que repõe a inflação (2,95%) mais um ganho real módico, totalizando os 3%, bem como, citou a realização de um concurso público, que poderá exigir um gasto de recursos, que ampliaria ainda mais qualquer projeção de gastos com pessoal já feita, até então.

“Estamos enxugando todos os gastos visando atender, principalmente, as necessidades da população, que quer serviços, melhorias, nas ruas, asfalto”, disse Cassiano.

Ele ainda informou que o pedido de regime de urgência – encaminhado para a Câmara – para que o projeto com proposta de reajuste de 3%, fosse analisado e votado pelos vereadores, na sessão desta semana, ocorreu devido ao período de fechamento da folha (que deve ocorrer até o dia 16 de junho), no entanto, o prefeito entendeu que se o Sindicato quer conversar mais, assim ocorrerá.

Sobre os comissionados foi apresentada uma proposta para a Comissão, prevendo um reajuste que será revertido no Vale alimentação, como forma de não deixar de privilegiar os servidores contratados.

O presidente da Câmara, André Bittencourt, ressaltou que o grupo procurou os vereadores de forma pacífica e, prontamente, a Câmara entrou na questão, entendendo que todos os servidores têm que ser valorizados. O objetivo dos vereadores é que a Comissão também participe das negociações, previstas para quinta-feira (14), na Prefeitura.

“Nós entendemos que os efetivos estão no cargo por mérito deles, estudaram, passaram num concurso, mas nós também somos um número elevado de servidores, na administração. E, entendemos que seria pertinente buscar a Câmara, para que haja a valorização de todos os servidores do Poder Público”, defendeu o servidor Luís Fernando.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

O vice-prefeito, Paulo Salomão, fez questão de ressaltar que o prefeito respeita e valoriza todos os servidores, lembrou sobre o reajuste de 2017, quando se concedeu um reajuste de 7,64%, cobrindo a inflação, que foi de 4,89%, mais um ganho real de 2,75%.

Ao finalizar a reunião, o presidente da Câmara, André Bittencourt, agradeceu pelo encontro, lembrou que a força política e apoio dos vereadores aos servidores é algo inédito na história do Legislativo Municipal e que acredita que a tendência é a valorização do servidor, cada dia mais, só que os ganhos serão progressivos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...