26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Usuária de drogas, moradora de rua vive há 7 anos dentro de boca de bueiro

28/06/2017 11h10

Usuária de drogas, moradora de rua vive há 7 anos dentro de boca de lobo

Conhecida pela vizinhança em Ceilândia como ‘Dona Goreti’, ela tem vício em crack. Espaço no subterrâneo conta até com cama e fogão

Por: G1

Usuária de drogas, uma moradora de rua no Distrito Federal encontrou abrigo em um dos bueiros de Ceilândia Norte. Conhecida como “Dona Goreti”, ela mora na boca de lobo há sete anos. Segundo a própria moradora, ela trabalha pela vizinhança como lavadeira, vigiando carros ou fazendo faxina.

O repórter da TV Globo Edson Ferraz visitou o local e afirmou que é extremamente apertado e insalubre. “O cheiro é terrível. Tem uma cama lá no fundo, um fogão.” Ela afirma que o sonho é um condomínio para moradores de rua. “Queria um cantinho não só para mim, para meus irmãos aqui da rua”, disse.

“Eu tenho sete filhos, seis netos, mas não estão no meio da rua. Não estão jogados nem largados não.”

“Dona Goreti” afirma que gostaria de para com o vício. “Todos nós queremos, né? O crack está tirando meu tempo e minha saúde”, disse.

Moradores incomodados

Nas proximidades, uma mini-cracolândia em crescimento também incomoda a vizinhança. Segundo o líder comunitário Edson Batista são diversas calçadas e bueiros sem tampa ocupados por usuários de drogas.

“Os bueiros na maioria estão sem tampa, é um risco muito grande para nossa comunidade. Tem muiros usuários de drogas na verdade, tem bueiros e eles moram dentro deles”, afirma. A comunidade espera uma solução do governo. “Sinalizar, colocar policiamento e tampa nos bueiros”, disse Edson Batista.

Segundo a gerente do Centro Especializado em Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop) da Secretaria de Direitos Humanos, Thaís Bento, a pasta possui um serviço de abordagem social.

“São feitas abordagens em todo o DF, para que essas pessoas acessem vagas de acolhimento, políticas de saúde e educação”, afirmou. Ainda segundo Thaís, a secretaria não realiza a retirada compulsória. “O usuário tem que aceitar, ter interesse nas ofertas de serviço. Não fazemos a retirada forçada dessas pessoas da rua”, declara.

O repórter Edson Ferraz afirma que uma pequena vila está se formando próximo à linha do metrô. “São barracas totalmente improvisadas com pedaços de madeira, lona. É uma situação bem precária”, afirmou. Segundo os moradores de rua, o local tem pessoas formadas, advogados, médicos, pessoas que não têm onde morar.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Usuários de drogas vivem em bueiros, em Ceilândia

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...