22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

MPE e Polícia Militar prendem vereadores de Dourados

06/12/2018 07h26
Por: Laís Eger Penha / Por G1.com

Três vereadores foram presos em Dourados (MS) na tarde desta quarta-feira (5), por suspeita de envolvimento em esquema de pagamento de propina para fraudar licitações. Foram levados pela polícia o 1º Secretário da Mesa Diretora, Pedro Pepa (DEM), Idenor Machado (PSDB) e Cirilo Ramão (MDB). Também foram presos o ex-vereador Dirceu Longhi (PT), e o ex-servidor da Câmara, Amilton Salinas. Documentos também foram levados pelos agentes.

As assessorias dos vereadores Pedro Pepa, do Democratas e do Idenor Machado, do PSDB disseram que não vão se pronunciar sobre o assunto. Não conseguimos contato com o vereador Cirilo Ramão, do MDB. A presidente da Câmara, Daniela Hall, deve conceder coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6).

Ministério Público Estadual e Polícia Civil cumprem ao todo 10 mandados de prisão e 1 de busca e apreensão em Dourados e Campo Grande. A operação investiga crimes de fraude à licitação e corrupção ativa e passiva, que aconteceriam no âmbito da Câmara Municipal de Dourados há pelo menos oito anos.

Segundo o Ministério Público, em diversos processos licitatórios, as empresas concorrentes eram “cartas marcadas”. A investigação aponta que algumas delas existiam apenas no papel, para simular uma concorrência nas licitações, e como na verdade não havia disputa, os valores dos contratos destes processos eram muito altos.

De acordo com o MP, para garantir que o esquema funcionasse, as empresas repassavam valores mensais a servidores públicos, entre eles, vereadores membros da Mesa Diretora da Câmara à época. Segundo a Polícia Civil, três vereadores foram levados da Câmara de Dourados na tarde desta quinta-feira.

A decisão que decretou as prisões preventivas e a expedição dos mandados de busca e apreensão, foi do Juiz titular da 1° Vara Criminal da Comarca de Dourados, Luiz Alberto de Moura Filho. A operação Cifra Negra é um desdobramento de duas operações anteriores, Telhado de Vidro e Argonautas, investiga “crimes do colarinho branco”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.