23.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Empresa recua e não demitirá por justa causa funcionária que comeu marmita de colega

28/06/2017 08h21

Firma manterá a demissão da vendedora, mas afirmou que pagará as verbas rescisórias

Por: G1

A empresa Infobeleza, que demitiu uma funcionária em Atibaia (SP) depois que ela comeu a marmita de uma colega, decidiu na noite desta terça-feira (27) que não fará o desligamento dela por justa causa.

A empresa manterá a demissão da vendedora, mas afirmou que pagará as verbas rescisórias. A decisão foi tomada depois de uma reunião na tarde da terça, após a publicação da reportagem pelo G1.

De acordo com a advogada especialista em direito trabalhista, Regiane Sgorlon, o procedimento é possível, mas depende da funcionária aceitar. A vendedora, Vitoria Valbão, disse que não pretende entrar em acordo com a empresa após o ocorrido, mas que vai verificar quais medidas jurídicas tomar.

“Isso não apaga o que eu já passei, me demitir por causa de uma marmita? Eu comi por engano e pedi desculpas”, disse ela.

A informação sobre a desistência da justa causa foi repassada pela empresa à reportagem. Até a noite de terça, a funcionária não havia sido contatada pela firma.

A prática de furtos no trabalho pode gerar demissão por justa causa, mas para que a penalidade possa ser aplicada, é necessário que o ato seja devidamente comprovado.

Demissão

Vitoria foi demitida na última quinta-feira (22) após ter comido a marmita de uma colega na segunda-feira (19). À princípio, a empresa disse para funcionária que faria a demissão por justa causa.

A colega que teve a marmita supostamente furtada reclamou à gerência da loja e fez um boletim de ocorrência. De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado como furto de alimento perecível. Segundo o boletim de ocorrência, a jovem foi filmada nas câmeras de segurança comendo a marmita na cozinha e na recepção do estabelecimento. Ela continha 800 gramas de pizza.

Vitória explica que ganhou comida de uma colega que estava trabalhando à tarde na segunda-feira (19) e não comeu. À noite, quando foi se alimentar, encontrou apenas um pote na geladeira e achou ser o que a colega havia deixado. No entanto, era a refeição de outra funcionária da empresa, que não havia autorizado o consumo.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Ela alega não ter visto a identificação da real dona que estava embaixo do recipiente.

A polícia informou que, apesar de se tratar de um furto de alimento, envolvendo pequena quantia, é obrigada a fazer o registro da ocorrência e investigar o caso.

Irregularidade

Vitória alega que a empresa tentou fazer com que ela pedisse a própria demissão, aceitando assinar um documento com esse teor, o que ela não fez. A empresa nega.

A advogada Regiane Sgorlon, que já havia considerado que o suposto furto não embasaria uma demissão por justa causa, disse que, se comprovada essa negociação por parte da empresa, a funcionária pode processar a firma por assédio.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.