22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Alunos de medicina da UFMS fazem protesto na Câmara Municipal de Três Lagoas

14/11/2017 11h08

Uma das principais reivindicações deles é a falta de um convênio com algum hospital para eles fazerem o internato (estágio). Atividade é obrigatória a partir do terceiro ano de curso.

Por: Flávio Veras

Os alunos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus 2 de Três Lagoas – fizeram um manifesto na Câmara Municipal na manhã de hoje (14) para reivindicar melhorias em diversos quesitos que afetam a formação deles. O plenário da sessão ficou lotado com diversos acadêmicos que usavam nariz de palhaços e tinham cartazes e faixas composta com uma das suas principais demandas.

De acordo com aluna de medicina e representante do Centro acadêmico de Medicina Dercir Pedro de Oliveira, Larissa Tsukuda, uma das reivindicações prioritárias é a falta de um convênio com algum hospital da cidade para que eles possam fazer o internato (estágio), obrigatório para alunos que estão no quarto ano da graduação.

“Nossa esperança era a chegada do Hospital Regional, porém a obra teve atraso e acreditamos que nos formaremos e não teremos a chance de fazer o internato lá. Uma alternativa seria um convênio entre a universidade e o Hospital Auxiliadora, mas até o momento os dois órgãos não chegaram a um acordo. No entanto, necessitamos com urgência ter essa definição, porque a partir do ano que vem seremos obrigado a ter essa experiência hospitalar”, explicou.

A UFMS chegou a sugerir que os alunos façam o internato em Campo Grande (MS), porém a ideia não agradou aos estudantes que já estão estabilizados na cidade. “Essa mudança seria muito drástica, pois temos alunos que mudou com a família para Três Lagoas. Além disso, alugamos casas, apartamentos e alguns até compraram imóveis”, pontuou.

Outro tema abordado por Larissa e também é um senso comum entre os docentes é que se, caso a mudança ocorra, à comunidade três-lagoense terá uma perda grande na área médica. “Sabemos que a saúde no Brasil é precária, em cidades do interior isso se agrava ainda mais. A destinação de faculdades de medicina para regiões afastadas dos grandes centros tinha o intuito de estimular a área da medicina nessas localidades. Portanto, muitos alunos que pensavam em permanecer na cidade até após a formação, podem acabar não voltando e sucateando a saúde na cidade, ao contrário do que era esperado com a chegada do curso”, enfatizou.

APOIO POLÍTICO

Durante a sessão, o vereador Marcos Bazé, que foi procurado pelos alunos, abriu seu pronunciamento falando sobre a situação. Assim como eles, o politico entende a importância do curso e até citou a mãe dele que foi diretora da UFMS e tinha o sonho de trazer a disciplina para Três Lagoas.

“Eu convoco todos os meus colegas vereadores para intervirmos em função do curso de medicina da UFMS, não podemos perdê-lo após tanta luta. Eu proponho que façamos uma comissão composta por alunos, o diretor da instituição, juntamente com nós vereadores para marcarmos uma reunião e tentar um acordo com o Hospital Auxiliadora. Dessa forma, daremos um passo importante para a área da saúde em da nossa cidade”, finalizou.

Além dessa reivindicação, o Centro Acadêmico publicou uma carta aberta em sua pagina em uma rede social na qual aborda diversos outros pontos precários que existem na instituição. Para acessar o conteúdo basta clique aqui

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Acadêmicos que usavam nariz de palhaços e tinham cartazes e faixas (Foto: Flávio Veras / Rádio Caçula)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.