23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Catadores são impedidos de trabalhar em área de despejo da construção civil e galhadas de Três Lagoas

29/07/2014 – Atualizado em 29/07/2014

Após um ofício enviado à secretaria de meio ambiente os trabalhadores foram notificados

Por: Ray Santa Cruz

Após denúncias de que os trabalhadores que recolhem objetos recicláveis (Catadores) estavam sendo impedidos de entrar na área de despejo da construção civil e galhadas, localizada na Vila Piloto, a equipe de reportagem da Rádio Caçula, foi até o órgão competente para apurar o fato.

Em conversa com Ana Paula de Lima, Diretora do Departamento de Preservação, Licenciamento e Educação Ambiental, foi afirmado a veracidade dos fatos, de acordo com ela, um ofício foi enviado a secretaria de meio ambiente solicitando a retirada imediata dos catadores do local. No documento os motivos dados a proibição foram de que os trabalhadores estavam efetuando serviços com riscos à saúde, a falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e os tipos de materiais recolhidos também foram citados.

Com isso, o Procurador Público do Trabalho, solicitou a retirada imediata dos catadores. A diretora diz que as notificações avisando os trabalhadores sobre o pedido foi emitida juntamente com a Secretaria de Assistência Social, onde também foi feito cadastros em projetos relevantes da mesma secretaria.

Lima ainda afirmou em entrevista que a intenção é que os catadores sejam cadastrados e contemplados para que façam parte de uma cooperativa dentro do Projeto de Coleta Seletiva do Município. O projeto visa melhorar a vida das pessoas que efetuam esse tipo de serviço, e a conclusão e busca de um local adequado está sob responsabilidade da secretaria de obras.

Ainda não há previsão de quando a cooperativa entrará em funcionamento, mas a diretora do departamento disse que os responsáveis estão em busca de um galpão para acolher a cooperativa.

Por enquanto, a proibição dos catadores está ativa e a Polícia Militar esta fazendo rondas e patrulhamentos na área afim de evitar as invasões noturnas, período que não existe funcionários da secretaria de meio ambiente no local.

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.