23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Urna eletrônica é “blindada” para evitar fraudes, garante juiz

19/09/2018 16h40
Por: Laís Eger Penha / Por Correio do Estado

Apesar dos questionamentos de vulnerabilidade da urna eletrônica, o equipamento é utilizado há 22 anos nas eleições brasileira. Hoje pela manhã, durante o abastecimento dos dados dos candidatos nos 7.972 aparelhos que serão utilizados em Mato Grosso do Sul, o juiz eleitoral Cezar Luiz Miozzo reforçou a segurança do equipamento.

“Os fiscais de seção não conseguirão ligar o equipamento que está programado para funcionar apenas às 07 horas do dia 7 de outubro.Os eleitores não precisam se preocupar com a violação do dispositivo”, garantiu o magistrado.

O abastecimento é a última etapa antes da distribuição das urnas aos presidentes das 6.853 seções. “Estamos inserindo as mídias com os dados dos candidatos e também dos eleitores. Esse trabalho será concluído até amanhã e assim que terminado as urnas serão lacradas. Em seguida vamos distribuir todas as urnas do interior até segunda-feira e as da Capital até a próxima sexta-feira”. Ou seja, as urnas ficarão uma semana nas casas dos fiscais, aguardando o dia da eleição.

Outra informação importante repassada pelo magistrado do TRE é em relação aos candidatos que estão com recurso tramitando. “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tinha até segunda para deferir as candidaturas. Algumas estão com recurso tramitando. Neste caso, o candidato teve a mídia inserida e poderá até receber votos. Mas se tiver o registro indeferido os votos serão computados como nulos”. Ao todo são esperados 1.877.982 eleitores no dia da votação.

São sete processos que constam como tramitando, referem-se a substituições ocorridas em razão de renúncias de candidaturas apresentadas durante o processamento dos pedidos, sendo quatro dessas protocolizadas somente no último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.