32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Testes da vacina apresentam resultados positivos contra doença

23/09/2017 09h57

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia

Por: Dayane Milani

Foi divulgado que a vacina contra zika apresentou resultado positivo nos testes em camundongos e macacos. A vacina está em desenvolvimento pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que é vinculado ao Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa divulgada na última sexta-feira (22), a aplicação de uma única dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e, durante a gestação, evitou também o contágio dos filhotes.

Esse é um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus. Pedro Vasconcelos, que é diretor do Instituto Evandro Chagas, explica os resultados observados durante a pesquisa.

“A gente viu que os animais vacinados não apresentaram vestígio de vírus, ou seja, não apresentaram viremia no sangue, não teve vestígio de vírus no sangue. Não apresentaram doença, nenhuma manifestação clínica ao passo que os animais infectados por um controle infectado, sem estar vacinado, eles desenvolveram altos títulos de carga viral e manifestaram sintomatologia”.

Os testes pré-clínicos da vacina contra a zika foram realizados simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), na Universidade do Texas e na Universidade Washington, dos Estados Unidos, todos parceiros na pesquisa. A expectativa é de que os testes em humanos devem ser realizados a partir de 2019 na Fiocruz, no Rio de Janeiro.

*Com Agência Rádio

(Foto: Divulgação / Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Até dezembro, as respostas vão estar respondidas”, diz Ministra do Planejamento sobre UFN3

Simone Tebet, junto do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhados do presidente da PETROBRAS, Jean Paul Prates realizaram uma visita técnica à unidade durante a manhã desta sexta-feira (26).

Estado de Mato Grosso irá implantar celas com ar-condicionado e separadas para presos trabalhar

O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem....

Daynler Leonel assume como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil nesta sexta

Daynler Martins Leonel foi nomeado como adjunto na Secretaria de Estado da Casa Civil, a nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. Daynler...