22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Recursos recebidos do exterior poderão ser creditados diretamente em reais

22/09/2018 09h23
Por: Laís Eger Penha / Por Correio do Estado

Os recursos enviados do exterior para pessoas físicas poderão ter o valor creditado na conta diretamente em reais, com contratação automática de operação de câmbio na chegada do dinheiro, informou o Banco Central na sexta-feira (21).

A medida, que entra em vigor no dia 1° de novembro, vale para operações de transferências pessoais que envolvam o crédito à conta de até R$ 10 mil, segundo as alterações de regras promovidas pela instituição.

De acordo com o BC, a definição do valor a ser recebido em reais no Brasil, com as mudanças, acontecerá no exterior, ficando os custos envolvidos a cargo de quem está efetuando as remessas.

“Dessa forma, o destinatário final no Brasil receberá os recursos em reais em sua conta corrente ou de poupança, sem precisar se preocupar com câmbio e com custos adicionais”, informou o BC. Com isso, haverá mais previsibilidade para quem for receber os recursos.

Pelo sistema atual, quando os recursos chegam em moeda estrangeira, o destinatário precisa convertê-los em reais, por meio de uma operação de câmbio.

” [Hoje] Quem recebe o dinheiro precisa negociar a taxa de câmbio com a instituição autorizada e arcar com os custos da operação”, lembrou o banco.

O BC informou ainda que o novo sistema é facultativo, mas explicou que as instituições que quiserem operá-la precisarão adotar políticas e procedimentos em seu relacionamento com o banco remetente dos recursos do exterior.

Esses procedimentos se referem, por exemplo, a medidas para prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo. São medidas equivalentes àquelas atualmente exigidas pela regulamentação cambial nas relações internacionais entre bancos.

O BC informou que essa alteração está alinhada à recomendação do G20, para que os países-membros proponham iniciativas visando a redução contínua dos custos associados às operações de remessas unilaterais.

De acordo com o Banco Mundial, o custo médio das remessas para o Brasil é de 7,20%, enquanto que o custo médio de remessa para os países do G20 está em 6,57%.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.