23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Polícia prende suspeito de assassinar jornalista em Goiás

28/07/2016 – Atualizado em 28/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bol

A Polícia Civil de Goiás prendeu na noite desta quarta-feira (27) Douglas Ferreira de Morais, 40, suspeito de participar do assassinato do jornalista João Miranda do Carmo, 54. Morais era chefe de vigilância da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto e foi exonerado na segunda-feira (25).

No domingo, Miranda, que atuava em blogs e sites, foi morto em sua casa no bairro Morada Nobre por quatro homens armados que, após uma rápida abordagem, dispararam 22 tiros – pelo menos sete atingiram o jornalista. Miranda usava as redes sociais e sites para criticar políticos, traficantes de drogas e matadores de aluguel na cidade a 50 quilômetros de Brasília.

“A gente trabalha com a possibilidade de o homicídio ter como motivação a atividade profissional dele”, afirmou o delegado regional de Águas Lindas de Goiás, Fernando Augusto Luiz da Gama. “Tudo esbarra no trabalho de João Miranda, que tinha por alvo a criminalidade comum e o meio político”, completou. “Ainda é muito incipiente falar sobre o exato motivo do crime.”

Reações

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) cobrou “agilidade” nas investigações. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pediu que os criminosos sejam levados à Justiça. “A impunidade de crimes contra jornalistas restringe a capacidade dos profissionais de mídia de realizarem seu trabalho e promoverem o acesso do público a fontes de informação diversas e independentes”, afirmou em nota Irina Bokova, diretora-geral da Unesco.

“É uma questão de honra saber quem cometeu essa maldade contra o João e a liberdade de imprensa”, disse Fernando Oliveira, dono do Folha da Copaíba, site de notícias que publicava textos de Miranda. “Perdi o artilheiro do time.”

Miranda mantinha o site SAD Sem Censura e atuava em um canal de animações com críticas a políticos no YouTube. “Isso incomodava muito”, disse o jornalista Jonas Batista Teodoro, um dos colegas de trabalho.
O jornalista, filiado ao PCdoB, pretendia concorrer a um cargo de vereador nas eleições de outubro. Segundo seus amigos, Miranda estava apreensivo após ter publicado histórias sobre tráfico de drogas e denúncias contra o prefeito Itamar Lemes Prado (PDT). “Eu mesmo aconselhava o João a não ser tão corajoso, a não afrontar pessoas tão perigosas”, afirmou o vereador Geraldo Lacerda (PSD), de oposição ao prefeito.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.