23.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Polêmica em Pesquisa: Dilma ficou ‘perplexa’ com erro do IBGE, diz ministra

20/09/2014 – Atualizado em 20/09/2014

Dilma ficou ‘perplexa’ com erro do IBGE, diz ministra

IBGE admitiu ‘erros graves’ na Pnad e disse que desigualdade caiu no país

Por: G1

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou neste sábado (20) que a presidente Dilma Rousseff ficou “perplexa” com o erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios referente a 2013. Belchior relatou em entrevista coletiva em Brasília que se reuniu com a presidente e outros ministros nesta sexta (19), após ser informada dos equívocos na pesquisa.

“Ela reagiu como a gente disse, absolutamente perplexa que o IBGE possa ter cometido um erro tão básico, que é não ter feito o processo de checagem e rechecagem”, afirmou a titular do Planejamento, em entrevista coletiva, em Brasília. Nesta sexta, o IBGE admitiu “erros graves” na Pnad divulgada na última quinta (18). O problema está relacionado aos números das regiões metropolitanas de sete estados brasileiros, o que afetou o resultado nacional em vários segmentos.

A desigualdade de renda proveniente do trabalho, por exemplo, diminuiu em vez de aumentar, como primeiramente constava na pesquisa divulgada. O índice de desigualdade anunciado primeiramente para 2013 foi 0,498 – o número correto, segundo o instituto, é 0,495.

Depois de uma breve fala, Miriam Belchior deixou a coletiva e o ministro de Assuntos Estratégicos, Marcelo Néri, passou a fazer uma análise dos índices corrigidos da Pnad, com o objetivo de destacar que a desigualdade está em queda. Ele citou o índice que aponta queda nas diferenças de renda familiar per capta. Segundo ele, o índice foi de 0,527 em 2011 para 0,524 em 2012 e 0,522 em 2013. Quanto mais próximo de 1 mais desigual, portanto a diminuição seria positiva.

Governo criou comissões para avaliar a pesquisa (Foto: Reprodução/NBR)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.