21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Plenário aprova primeira medida provisória editada pelo presidente interino

30/08/2016 – Atualizado em 30/08/2016

MP faz reforma administrativa e reorganiza estrutura do governo federal.

Em votação que se estendeu até a madrugada desta terça-feira o plenário aprovou a primeira medida provisória editada pelo presidente interino Michel Temer.

Por: Rádio Câmara

A MP faz uma reforma administrativa e reorganiza a estrutura do governo federal. Por exemplo, as políticas para as mulheres e os temas relacionados à igualdade racial e aos direitos humanos ficam a cargo do Ministério da Justiça, que passa a se chamar Ministério da Justiça e Cidadania. A Previdência Social é incorporada ao Ministério da Fazenda, a Controladoria-Geral da União se transforma em Ministério da Transparência, o Ministério das Comunicações é extinto e passa a fazer parte do novo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

O líder da Rede, Alessandro Molon, criticou as mudanças. Para ele, as minorias saem prejudicadas.

“Eu me refiro aqui aos negros, aos afrodescendentes, que são maioria da população brasileira, embora sub-representados nessa Casa, eu me refiro às mulheres, que são maioria da população brasileira, embora sub-representadas nessa Casa, eu me refiro à luta pelos direitos humanos, eu me refiro à luta pela ciência e tecnologia no nosso país, eu me refiro ao desenvolvimento agrário num país que até hoje não fez reforma agrária.”

Já o líder do DEM, Pauderney Avelino, afirma que é preciso cortar mais.

“Neste momento nós temos que aprovar esta medida provisória e vamos trabalhar para reduzir ainda mais o número de ministérios e demitir todos aqueles que sem mérito ganharam cargos e estão aí na boa vida, sem trabalhar e atrapalhando o país.”

Além da primeira MP de Temer, a última medida provisória editada por Dilma Rousseff antes de ser afastada também foi aprovada. A medida provisória trata da emissão de dois certificados voltados para a área agrícola. Corrigidos pela variação cambial de moedas estrangeiras, os dois mecanismos buscam garantir o financiamento externo para o agronegócio.

As duas MPs seguem para a análise do Senado.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.