25.3 C
Três Lagoas
domingo, 6 de julho, 2025

WikiLeaks: Chávez tem até dois anos de vida

Internacional – 28/02/2012 – 13:02

Documentos apontam que houve problemas na cirurgia para extração do câncer do presidente da Venezuela

Os médicos russos e cubanos que atenderam o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em junho do ano passado, deram a ele entre um e dois anos de vida. A informação foi divulgada hoje pelos jornais espanhóis “Público” e “El País” a partir de documentos revelados pelo WikiLeaks.

Os documentos divulgados hoje e obtidos pelo Wikileaks estavam em poder da empresa privada Stratfor Global de Inteligência, dedicado à saúde do presidente venezuelano e seu futuro.

Em um e-mail de 5 dezembro de 2011 enviado a George Friedman, presidente e fundador da Stratfor, há informações sobre críticas da equipe médica russa em relação ao primeiro tratamento de Chávez em junho do mesmo ano, quando foi operado em um “abcesso pélvico” em Havana.

Ainda segundo os documentos do Wikileaks, os médicos russos se queixaram de que os cubanos não têm o equipamento adequado para lidar com Chávez, acusando-os de terem feito uma “cirurgia errada” a primeira vez para tentar extrair o tumor.

Poucos dias depois, a equipe russa foi responsável pela segunda intervenção “limpeza” na região pélvica, onde você tinha uma “bola do tamanho de uma bola de beisebol”, como descrito pelo próprio Chávez. “É por isso que os russos dão menos de um ano de idade para o presidente. Os cubanos dão-lhe dois”, diz o documento.

Fonte: Band

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capivara ferida na Lagoa Maior levanta temor de ataque de jacaré

Animal foi atendido por equipes ambientais; população é orientada a manter distância Uma capivara ferida foi avistada nesta sexta-feira (4) nas proximidades da pista de...

Imprudência no trânsito segue provocando acidentes em Três Lagoas

Motociclista fica ferida após ser atingida por carro na Avenida Aldair Rosa de Oliveira A imprudência e a desatenção continuam marcando o trânsito de Três...

MS será um dos primeiros estados do Brasil a universalizar rede de esgoto

Meta é alcançar 90% de cobertura até 2028; obras já beneficiam milhares de famílias no interior