32.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 9 de janeiro, 2026

Você sabia? Falta de exame toxicológico pode gerar multa aos condutores

Condutores das categorias C, D ou E que descumprirem a medida serão punidos com infração gravíssima e multa.

MIDIAMAX – Desde 2015, a realização do exame toxicológico se tornou obrigatória para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E. O exame deve ser feito no momento da renovação e periodicamente.

Em resolução publicada em 20 de outubro, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) reafirmou a exigência do exame no ato da renovação da CNH e instituiu um prazo até 28 de dezembro de 2023, para a realização dos exames periódicos ou chamados intermediários.

Como funciona?

O período de exames varia conforme as especificidades dos condutores, para aqueles com idade inferior a 70 anos, que dirigem veículos de carga, ônibus e afins, o exame deve ser feito a cada dois anos e meio. A contagem começa a partir da obtenção ou renovação da CNH, independentemente da validade dos demais exames já realizados.

No site do Senatran, é possível conferir a listagem dos laboratórios credenciados para realização do referido exame. No link “rede coletora” consta o sítio do laboratório credenciado, para ser possível consultar os postos de coletas laboratoriais.

Conforme o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o exame é realizado a partir de amostras de cabelos e/ou pelos, na ausência destes, é possível coletar amostras pela unha, mediante laudo médico emitido pelo dermatologista que comprova alopecia universal.

Multa

Em caso de descumprimento, os condutores de veículos de carga, ônibus e afins que não realizarem exames toxicológicos a cada dois anos e meio serão punidos com infração gravíssima e multa multiplicada por cinco, com multa de R$ 1.467,35.

O novo texto do CTB estabelece que a competência para aplicação da penalidade é de responsabilidade do órgão ou entidade executivos de trânsito de registro da CNH do infrator.

Ainda estamos aguardando a regulamentação da multa de balcão, que seria aplicada ao condutor de que for renovar a habilitação e não tiver feito o exame toxicológico. Mas é importante que os condutores de veículos de categorias altas (C, D e E) já façam o exame toxicológico”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Santos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura esclarece novas regras para bicicletas elétricas e ciclomotores

Informações divulgadas nas redes sociais detalham exigências legais, categorias de veículos e orientações para circulação segura no município A Prefeitura de Três Lagoas, por meio...

Aposta de Três Lagoas fatura mais de R$ 81 mil na Mega-Sena

Apesar da quina premiar 15 apostas em todo o país, nenhum jogador acertou as seis dezenas Uma aposta registrada em Três Lagoas foi premiada no...

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 106 vagas nesta sexta

Operador de passador (fiação), operador de processo de produção e aprendiz de mecânica de manutenção concentram o maior número de oportunidades A Casa do Trabalhador...