13/01/2016 – Atualizado em 13/01/2016
Especialista explica os procedimentos corretos
Por: Neto
Romeu de Campos Júnior recebeu em seu Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula de Três Lagoas (MS), o especialista em energia elétrica Luis Alberto de Magalhães, para falar sobre quais os procedimentos corretos a serem adotados pela população em casos de emergências com energia.
Luis Alberto é aposentado da CESP (Companhia Energética de São Paulo), possui experiência de 25 anos exercendo a função de eletricista de manutenção no sistema elétrico.
Poste de concreto ou poste de madeira?
Segundo o especialista, mesmo com certa rejeição da população, ele prefere os postes de madeira, pois são mais resistentes quando em condições adequadas de manutenção, eles são sustentáveis, visto que os postes de concreto favorecem apenas alguns setores da economia, enquanto os postes de madeira movimentam toda uma cadeia produtiva desde o plantio das mudas de eucalipto, a manutenção no crescimento e após a instalação na via púbica, eles tem previsão de 20 anos de resistência, com a devida averiguação (geradora de empregos) profissional para garantir o tempo de permanência.
Se cair fio da rede elétrica sobre o carro
Luis Alberto ressalta que principal dica é a mesma que ele relatou em um programa na Rádio Caçula, que serviu de conhecimento para salvar uma vida em Três Lagoas (foi matéria no Programa Fantástico da Rede Globo, exibido no último domingo). é não sair do veículo, pois os pneus garantem o isolamento da parte interna, enquanto o socorro é solicitado. “Se a pessoa tocar na maçaneta ou colocar o pé no chão ela morre” disse ele.
O cidadão em casa, durante um temporal?
Luis Alberto recomenda não fazer uso do telefone, tanto fixo ou celular (não atenda e não realize chamadas durante chuva com raios), não se aproxime de tomadas de energia, procure ficar em local onde tenha cerâmica (a cerâmica é uma péssima condutora de energia elétrica, portanto, é o melhor lugar para ficar durante chuvas com relâmpagos).
O cidadão na Zona rural
A pessoa na zona rural deve evitar facilitar o caminho do raio para o solo ou subir para o céu, então se estiver no campo e começar uma chuva com raios, a melhor defesa é sentar no chão, longe de árvores e, encolher o corpo, minimizando formas de atrair a descarga elétrica.





