23.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de maio, 2025

Vitória nos estados indecisos definirá presidente; entenda votação nos EUA

Geral – 05/11/2012 – 13:11

Flórida, Ohio, Pensilvânia e Colorado são alguns dos estados que recebem maior atenção dos candidatos à presidência dos Estados Unidos às vésperas da eleição do próximo mandatário, nesta terça-feira (6). Nesses estados, a diferença entre o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney nas pesquisas de intenção de voto é inferior a 5 pontos percentuais, o que configura empate técnico. Em uma eleição indireta, como a americana, a vitória dentro de cada um dos estados é que importa, e o desempenho nessas unidades da federação pode decidir quem será o futuro presidente.

Quando o eleitor americano vota em um candidato, ele escolhe, na verdade, o colégio eleitoral dentro do estado, formado por delegados, que só então elegerá o presidente. Em todo o país, o colégio eleitoral reúne 538 delegados. Para vencer a eleição, é preciso o voto de 270.

Diferentemente do sistema brasileiro, quando o eleitor americano vota em um candidato ele escolhe, na verdade, um colégio eleitoral dentro de seu estado, composto por delegados, que só então elegerá o presidente. Em todo o país, o colégio eleitoral reúne 538 delegados, de 50 estados e do distrito de Columbia, onde fica a capital Washington.

O censo populacional define a quantos representantes cada estado tem direito – quanto maior a população, maior o número de delegados.

Estados menos populosos têm direito a, no mínimo, três delegados, o que ocorre atualmente em oito deles. As unidades com mais moradores possuem mais representantes. No caso da Califórnia, por exemplo, são 55 delegados. A Flórida tem 29, e o Texas, 38. Para vencer a disputa, o candidato à presidência precisa ter o voto de 270 delegados no país.

A polarização entre apenas dois partidos faz com que existam nos Estados Unidos regiões tradicionalmente democratas e outras republicanas, que não costumam gerar muita dor de cabeça aos candidatos. Nos chamados “swing states”, no entanto, o resultado é imprevisível, e a vitória nessas regiões costuma decidir quem ficará na Casa Branca pelos próximos quatro anos.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretário do Meio Ambiente critica autolicenciamento e redução da participação social

O Projeto de Lei 2159/2021, que estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil, foi alvo de críticas nesta quarta-feira (14)...

Mulher agredida com cadeira pelo sobrinho procura ajuda diretamente no quartel do 2°BPM

Vítima teve lesão na testa após ataque dentro de casa, onde suspeito de 23 anos foi detido e encaminhado à delegacia.

Workshop “Força e Cuidado: Uma Jornada de Equilíbrio” em homenagem às mães servidoras será nesta terça-feira (20)

Nesta terça-feira, dia 20 de maio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), realiza o workshop “Força e...