19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho, 2026

Visita estendida começa a ser realizada na UTI do Hospital Auxiliadora

04/09/2018 14h03
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Trazer mais humanização e atender as necessidades do paciente e de seus familiares é um desafio constante para a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Auxiliadora, que recentemente iniciaram o projeto da visita estendida que amplia os horários de visitas aos pacientes que respondem aos critérios selecionados pela equipe multiprofissional.

De acordo com a médica coordenadora da UTI, a médica intensivista Dra. Ana Cláudia Cano a visita estendida é um projeto de humanização incluído no Ministério da Saúde que aproxima a família do paciente durante o processo de recuperação. “Estamos com a visão de implantação desse projeto há 3 anos, estamos participando do Projeto da Colaborativa do SUS, e foi verificado que um dos itens que ajuda a diminuir as infecções são exatamente a presença do familiar, pois diminui a ansiedade das famílias e do paciente e também ganhamos como instituição, pois diminuímos o índice de infecção, a alta precoce e diminui a morbilidade”, explicou.

Para a dona-de-casa Mariuza Silva Nunes Goulart que acompanha seu filho, João Vitor Nunes Goulart, de 13 anos foi uma grande notícia saber que poderá ficar mais tempo com seu filho durante esse período que irá ficar internado.

“Foi muito bom para mim e para o João Vitor, me deixou mais tranquila. Antes visitava e ia embora angustiada, agora fico esse tempo a mais com ele e quando chego em casa fico mais tranquila e consigo tranquilizar toda a família. Foi impactante quando cheguei, porém com o acolhimento que tivemos e a recepção fiquei muito agradecida”, disse.

A coordenadora da UTI, a médica intensivista Dra. Vanessa Lima lembra que a visita estendida só é possível após um envolvimento da equipe multiprofissional do hospital, pois existe alguns critérios para ter esse direito de ficar mais tempo com o paciente internado.

“Começa com uma visita multidisciplinar diariamente, todas as manhãs e tardes, toda equipe de farmácia, nutrição, psicóloga, assistente social, médicos, enfermagem, junto com o paciente e durante a visita vai selecionando pacientes que tem condições hemodinâmicas, que são as doenças que o trouxe a UTI e que permite que a família fique ao lado, se o paciente passar por esses critérios, a família será entrevista pela equipe multiprofissional pra ver se tem condições sociais, psicológicas e emocional pra estar aqui e a gente traga isso como benefício para a família ao paciente”, explicou.

Para as coordenadoras da UTI, a iniciativa aos pacientes do SUS é muito positiva e que não necessita de muitos recursos. “Traz enormes beneficios aos pacientes, familiares, ao hospital e também para nós, agentes promotores da saúde pela satisfação em ver o resultado do nosso trabalho tendo êxito”, concluíram.

Entre vários benefícios deste modelo de visitação o paciente sente-se melhor compreendido, conseguindo uma abertura de diálogo maior com seus familiares e de sentir-se mais protegido.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

RETOMADA HISTÓRICA – Prefeito Cassiano Maia e Presidente Lula assinam reinício das obras da UFN-3 em Três Lagoas

Em um ato que simboliza o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados...

TRAGÉDIA: Número de mortos em terremotos na Venezuela sobe para 164; buscas por desaparecidos continuam

Imagem dw.com A Venezuela enfrenta uma das maiores tragédias naturais de sua história recente após ser atingida por dois fortes terremotos na noite desta quarta-feira...

Copa do Mundo 2026: Brasil avança em primeiro e rodada desta quinta-feira define próximo adversário da Seleção

A Seleção Brasileira confirmou sua classificação para o mata-mata da Copa do Mundo de 2026 com uma atuação convincente diante da Escócia. Na noite...