34.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 19 de agosto, 2026

Vinte insurgentes são mortos em ofensiva militar

Internacional – 04/01/2013 – 12:01

Pelo menos 20 supostos insurgentes morreram nesta sexta-feira durante uma ofensiva armada das forças de segurança paquistanesas na região tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte militar.

A fonte acrescentou que a aviação militar paquistanesa bombardeou vários esconderijos dos fundamentalistas situados no vale de Tirah da região e precisou que outros 14 insurgentes ficaram feridos no operacional.

Khyber é uma das sete regiões que conformam o cinto tribal do Paquistão, um território que nunca esteve sob completo domínio do Estado e que serve de refúgio a facções talibãs, organizações criminosas e militantes da Al Qaeda.

A região tem uma grande importância estratégica pois abriga a principal passagem terrestre para o Afeganistão, utilizada, por exemplo, pela maioria dos veículos que transportam provisões à Otan no país vizinho.

O Exército paquistanês e o corpo paramilitar da guarda de fronteiras realizaram vários ataques contra a insurgência nessa região durante os últimos anos.

A ação de hoje acontece depois que ontem em outra região tribal paquistanesa morreu um conhecido líder talibã, o mulá Nazir, em um ataque com mísseis de um avião não-tripulado (“drone”) dos EUA.

Nazir, cujos milicianos dominavam grande parte do distrito do Waziristão do Sul e concentravam seus esforços em atacar as tropas aliadas no Afeganistão, tinha, segundo vários analistas, um pacto de não agressão com o exército do Paquistão.

A fonte militar consultada pela Efe disse que a morte do líder talibã não deveria representar um aumento substancial das hostilidades, apesar das ações dos “drones” terem a princípio o consentimento tácito de Islamabad.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quatro são presos com mais de 50kg de maconha em ação no Orestinho pela Força Tática

Ação aconteceu durante abordagem, onde droga estava em um Hyundai HB20 e teria saído de Campo Grande

Suspeito é preso com mais de meio quilo de maconha perto de escola pela GETAM

Indivíduo de 27 anos foi abordado durante patrulhamento no Vila Verde, onde assumiu que traficava pelo bairro aos militares

Dia do Fotógrafo: um olhar que transforma momentos em histórias

Neste 19 de agosto, Dia do Fotógrafo, a Rádio Caçula presta uma homenagem a todos os profissionais que têm a missão de registrar momentos,...
error: Conteúdo Protegido