22/02/2014 – Atualizado em 22/02/2014
Por: Correio do Estado
A briga ocorrida na manhã desta sexta-feira (21) durante reunião da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) foi registrada em vídeo por um dos participantes e mostra o clima tenso, xingamentos e provocações.
A gravação foi feita depois que o ex-presidente da instituição, Carmelino Rezende e o conselheiro estadual Carlos Magno agrediram-se mutuamente, com trocas de socos e ponta-pés, segundo essa fonte.
“Gente! Que que é isso?”, “Que que é isso, meu Deus?!”, “A mesa virou” foram algumas das exclamações ouvidas, enquanto advogados discutiam e, outros pediam calma. Diante do tumulto, ouve-se o presidente da reunião anunciando o encerramento da sessão devido ao tumulto.
O vídeo mostra ainda o advogado Carlos Magno gritando: “Tira a mão de mim!” a um colega que tenta acalmá-lo. Enquanto isso, algumas pessoas socorrem o conselheiro Carlos Saldanha Júnior que foi ferido no pé quando uma mesa quebrou.
Muitos gritos e murros na mesa são ouvidos.
Carlos Magno e Carmelino também trocam farpas. O primeiro acusa o colega de “ficar rindo” o tempo todo e que “lugar de rir é no circo”. Depois, muito irritado, deixa o local.
Já carmelino, ao ver Carlos Magno saindo, afirma que “Esse sujeito só vem aqui para provocar os outros”.
O desentendimento aconteceu no momento em que advogados tentavam votar um item na sessão do Conselho Seccional da OAB/MS.
Testemunhas relatam que a reunião começou por volta das 9h desta sexta-feira (21), ocasião em que os conselheiros decidiram votar a ata da sessão anterior. Um dos itens, no entanto, tratava sobre a criação de uma comissão para apurar possíveis gastos indevidos feitos por parte do presidente da OAB/MS, Júlio César Rodrigues.
A confusão teve início porque alguns conselheiros queriam impedir a votação.