18.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de maio, 2024

Vídeo da morte de Matemático não era segredo para Polícia e autoridades do Rio

Policial – 07/05/2013 – 18:05

O vídeo do helicóptero da Polícia Civil que mostra a morte a tiros do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático , não era segredo nem desconhecido entre as autoridades de Segurança Pública do Estado nem dentro da Polícia Civil. Inúmeras pessoas da corporação e da Secretaria de Segurança já o haviam assistido antes de o Fantástico, da TV Globo, revelar as imagens de policiais metralhando o carro de Matemático. Para muitos, houve uma “execução”.

Divulgação

Matemático tinha contra si onze mandados de prisão por tráfico e homicídios

Desde maio do ano passado, poucos dias depois da operação, dezenas de pessoas já tinham visto o vídeo, muitas vezes exibido pelo próprio piloto e comandante da operação, Adonis Lopes de Oliveira, afastado das funções pela cúpula da Civil, depois da divulgação.

Após mostrar as imagens a algumas pessoas, Adonis chegou a ser advertido por superiores de que não deveria mais fazê-lo, por conta do risco de vazamento para a imprensa.

A essa altura, muita gente já tinha assistido ao vídeo, e alguns o haviam até copiado, de forma que as imagens originais saíram do controle dos seus “donos” iniciais, a equipe de ataque do helicóptero, comandada pro Adonis.

Ainda nos meses de maio e junho de 2012, o iG já tinha conversado com ao menos cinco pessoas de instituições diferentes que tinham assistido às imagens: uma da PM, uma do Ministério Público, uma da Polícia Federal e duas do Exército Brasileiro, inclusive em outro Estado.

Mais recentemente, em 2013, esse vídeo era difundido até entre alunos do curso de formação da Acadepol (Academia de Polícia Civil). “Geral já tinha visto”, contou um policial ao iG .

Os policiais civis afirmam que a filmagem de toda operação aérea é sempre assistida pelas cúpulas da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança.

Fabiano Rocha / Agência O Globo

Traficante Matemático foi enterrado em cemitério no Rio

Daí por que estão gerando grande indignação e contrariedade entre os policiais as reações da chefe de Polícia Civil, Martha Rocha – que classificou a operação de “desproporcional” e afastou Adonis -, e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, segundo quem o “setor especializado nessas ações tem que dar uma resposta à sociedade e quem teve a responsabilidade de agir tem que ter a responsabilidade de arcar com as consequências”.

Nas redes sociais, é latente, em posts no facebook, a hostilidade de policiais civis e até de policiais militares em relação à reação de Martha Rocha, de Beltrame e também à reportagem da TV Globo. Um grupo de policiais civis agendou para a tarde de sexta-feira um protesto em frente à sede da emissora, no Jardim Botânico.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito de esfaquear casal é preso em hospital durante atendimento às vítimas

Crime foi presenciado por crianças que estavam na residência onde homem e mulher foram esfaquedos.

Programa de Estágio do Governo de MS e Suzano se reúnem para fortalecer parceria no Conectando Talentos

Os estagiários do Governo de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de conhecer a equipe de Recursos Humanos da Suzano, a maior fabricante...

Equipe de atletismo conquista medalhas na 3ª Etapa da Liga Regional de Atletismo Oeste Paulista

No último dia 11 de maio, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) marcou presença na cidade de Dracena, participando da 3ª...