Este ano, as ruas e avenidas de Três Lagoas receberão mais 50 policiais que atuarão no patrulhamento ostensivo devido às festas de final de ano. As equipes estarão concentradas na área central do município.
20/11/2019 16h42
Por: Mirela Coelho com informações de Julia Vasquez
TRÊS LAGOAS (MS) – A chegada das festas de fim de ano e o aquecimento das vendas do comércio neste período e a definição dos horários de funcionamento ampliados das lojas vão definir o esquema de policiamento da área central de Três Lagoas.
Foco da reunião, realizada na tarde de ontem (19), entre representantes do comércio e das Polícias Militar e Civil. O encontro foi realizado na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas.
Da definições participaram o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas – SINDIVAREJO – Sueide da Silva Torres, o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas, Eurides de Freitas, o Delegado da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas Fernando Casati, representando também a Delegacia Regional de TRês Lagoas (MS) e o Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas Tenente-Coronel Ênio de Souza. O principal ponto discutido foi definição do horário de funcionamento do comércio para o final de ano e o contingente a ser disponibilizado para o patrulhamento ostensivo da região central nesse período.
Após discussões e delineamento das estratégias, as ruas e a área central do município serão patrulhadas por mais 50 policiais. As equipes serão formadas por policiais civis e militares que atuam no setor administrativo, mas nesse período serão remanejados para que a segurança da população seja garantida.
O patrulhamento ostensivo inicia, no próximo dia 22 de novembro, sexta-feira. Porém, o comércio de Três Lagoas estenderá o horário de atendimento apenas no início de dezembro , quando ficará aberto até às 22h.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas – SINDIVAREJO – Sueide Silva Torres, esse período é de grande movimento no comércio e o reforço da segurança é necessário. Salientou que o setor sempre foi prestigiado e contemplado pela colaboração da polícia do município e, nesse período de aglomeração de pessoas no centro é propício para a atuação de pessoas tentando realizar delitos como repasse de notas falsas e assaltos.
O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas, Eurides de Freitas também relatou a importância da reunião e principalmente no alinhamento da estratégia com as Polícias Militar e Civil durante esse período de grande movimento para garantir segurança aos consumidores.
De acordo com o Delegado da 3ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas, Fernando Casati, “é de grande importância que haja o reforço de policiais e viaturas no período das festas de final de ano”. , comentou. A autoridade relatou ainda que, para o comércio geralmente é destinada de uma a duas viaturas para o patrulhamento na área central. Segundo o Casati, “prevenir é o melhor remédio”. Relata ainda que com o aquecimento do comércio, o aumento do efetivo, juntamente com o apoio da Polícia Militar, permitirá que muitos crimes na área central possam ser antecipados e evitados.
Prevenção em aglomerações
As dicas de prevenção, ficou por conta do Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, o Tenente-Coronel Ênio de Souza. Dentre as ressalvas, o Tenente-Coronel solicita que as pessoas tomem cuidado com as carteiras e celulares e recomenda ainda, que sempre os mantenha no bolso da frente das calças e bermudas.
Bolsas e mochilas também são alvos fáceis para ladrões, assim, devem ficar junto à pessoa e na parte da frente, nunca nas costas. Recomenda ainda que tenham atenção ao utilizar o celular em local com muitas pessoas, E lembra os papais e mamães sobre os cuidados com os filhos nesse período de aglomerações, “sempre segurar o filho pelo antebraço e não pela mão devido à facilidade de desvencilhar”, explicou.
Ainda ressaltou os cuidados com as compras com cartões e atenção com as senhas e dígitos de segurança. E deu um alerta para a população para sempre solicitar atendimento nos bancos de funcionários e não de terceiros. Quanto aos golpes de WhatsApp solicitando transferências de dinheiro e a pessoa é convencida a realizar uma transferência com a promessa de ser restituída em seguida.
CONFIRA A REPORTAGEM




