24.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Vice-prefeito de Bataguassu defende crescimento planejado e destaca medidas para receber indústria

Cleyton Silva afirma que município já aprovou leis, investe em infraestrutura e reforça saúde, habitação e segurança para enfrentar os desafios do megaempreendimento

A tarde do 7º Congresso Florestal em Três Lagoas foi dedicada a um tema de grande relevância para a região: os benefícios e desafios das cidades que servem de âncoras para os megaempreendimentos florestais. A mesa redonda “Políticas Públicas: Os Benefícios e Desafios das Cidades Âncoras dos Megaempreendimentos Florestais” foi moderada por Junior Ramires, sócio-diretor das Empresas Ramires e presidente da REFLORE/MS.

O debate contou com a participação dos prefeitos de importantes municípios do Mato Grosso do Sul: Cassiano Rojas Maia de Três Lagoas, Roberson Moureira de Ribas do Rio Pardo e Antônio Ângelo Garcia dos Santos de Inocência. Juntou-se a eles Cleyton Silva, vice-prefeito de Bataguassu.

A discussão abordou a forma como as políticas públicas estão sendo moldadas para lidar com o rápido crescimento populacional e econômico, o que exige planejamento em infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. A mesa permitiu uma troca de experiências sobre como cada município enfrenta seus próprios desafios, buscando maximizar os benefícios do desenvolvimento do setor florestal, garantindo ao mesmo tempo que a qualidade de vida da população seja mantida e melhorada.

O painel também reservou um momento para perguntas do público, permitindo a interação direta com os gestores municipais e aprofundando o debate sobre as necessidades e oportunidades de cada cidade. O vice-prefeito de Bataguassu, Cleyton Silva, representando a prefeita Wanderleia Caravina, destacou no 7º Congresso Florestal de Três Lagoas que o município vive um momento histórico com a chegada da fábrica da Bracell. Ele ressaltou que a gestão iniciou já com o anúncio desse investimento bilionário e, por isso, tem buscado aprender com experiências de outras cidades que receberam empreendimentos semelhantes.

“É uma rica oportunidade ouvir os municípios que já passaram por esse processo. Sabemos que os desafios vêm na mesma proporção que os investimentos, mas queremos sentir o quanto menos as dores desse crescimento, como sempre diz o nosso governador Eduardo Riedel”, afirmou.

Planejamento urbano e legislação ajustada

Segundo o vice-prefeito, Bataguassu já adotou medidas para garantir o crescimento ordenado. A Câmara aprovou a lei dos alojamentos, delimitando áreas específicas para abrigar trabalhadores e evitando a ocupação descontrolada na área urbana. O município também iniciou a revisão do Plano Diretor e modernizou o programa de incentivos fiscais e doação de áreas.

Cleyton destacou ainda que exigências como alvará de construção para ligação de água foram implantadas para manter controle sobre novas edificações.

Educação técnica e qualificação profissional

O município inaugurou recentemente uma escola técnica, em parceria com o Estado e empresas do setor, ofertando cursos de capacitação já voltados ao mercado florestal. “Essa preparação começou anos atrás, mas veio a se concretizar num momento perfeito para atender à demanda de mão de obra”, disse. Também está em andamento o programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, que envolve a comunidade local no planejamento e fortalecimento da economia.

Infraestrutura, saúde e habitação como prioridades

Para atender ao impacto populacional previsto, Bataguassu iniciou a construção de uma nova creche, um posto de saúde e já apresentou projetos para uma UPA 24h, além da ampliação de unidades existentes. Na habitação, a Bracell adquiriu área para a construção de mil moradias populares, próximas ao Jardim Novo Antônio, onde também deverá ser implantada uma escola estadual.

Segurança e mobilidade em pauta

O vice-prefeito enfatizou que segurança e mobilidade urbana são preocupações centrais. O município conquistou a nomeação de 14 novos policiais e articula a instalação de um batalhão da Polícia Militar. Também projeta investimentos em videomonitoramento e ronda patrimonial. Na mobilidade, a expectativa é que a concessão das rodovias e a rota bioceânica viabilizem a construção de um anel viário, fundamental para reduzir o impacto no trânsito local.

Crescimento com inclusão social

Cleyton Silva reconheceu que Bataguassu já sente o aumento populacional, passando de 24 mil para quase 30 mil habitantes. “Os números da nossa rede de saúde já mostram isso. Por isso, trabalhamos para entregar esse crescimento de maneira planejada, para que não haja desigualdade social”, declarou.

Ao encerrar, reforçou a abertura ao diálogo e ao aprendizado contínuo. “Haverá uma Bataguassu antes e outra depois da Bracell. Queremos que todos cresçam juntos, que todos tenham oportunidades no nosso município e no nosso estado”, concluiu.

O sucesso do 7º Congresso Florestal e do Show Florestal é resultado da colaboração de importantes parceiros. O evento conta com o patrocínio master de grandes nomes do setor, como Arauco, Bracell, Eldorado Brasil e Suzano, além do apoio do Sistema Fiems, Sesi-Senai e Senar Mato Grosso do Sul. Como patrocinadores Gold, destacam-se Eco Brasil Bioenergia, Lacan Florestal e Manulife Investment Management.

A organização é da Malinovski, e a realização da Reflore MS. O evento também conta com o apoio master do Sebrae e da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e apoio regional do Shopping Três Lagoas, reforçando a sinergia entre o setor público e privado para impulsionar o desenvolvimento do “Vale da Celulose”.

Com colaboração de Augusta Rufino

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia destaca papel da indústria papeleira no desenvolvimento acelerado

Prefeito de Três Lagoas traçou o percurso de transformação da cidade, desde sua atmosfera tranquila até o entorno agitado de grandes empreendimentos, ressaltando o papel do poder público em "preparar o terreno" para o crescimento

Prefeito de Inocência destaca crescimento ordenado e prioriza saúde e habitação

Antônio Ângelo Garcia dos Santos afirma que município vive “dor do crescimento”, mas mantém foco em educação, infraestrutura e moradias populares

Prefeito de Ribas fala de como a cidade renasceu após à chegada de fábrica da Suzano

Roberson Moreira relembra como era o município antes da indústria, os impactos sociais da instalação da fábrica e seus desafios