25.7 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Viaturas, armas e trabalho prisional: premissas de um novo alvorecer em Três Lagoas

Agepen entrega viaturas, armas e equipamentos às unidades prisionais; inaugura Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, beneficiando internas com trabalho remunerado e remição de pena

Em ato promovido nesta sexta-feira (12), a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) realizou uma série de entregas às unidades prisionais de Três Lagoas e inaugurou oficialmente uma oficina de trabalho prisional.

O conjunto de medidas visa reforçar a segurança institucional e promover a ressocialização de internas. Foram entregues viaturas caracterizadas da Polícia Penal, além de armas longas, coletes balísticos, destinados a três unidades: o Estabelecimento Penal Feminino; a Penitenciária de Segurança Média; e o Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus, no regime semiaberto.

Oficina de trabalho prisional e Projeto Alvorecer

Parte central do evento foi a inauguração da nova oficina de reciclagem, fruto de parceria com o Grupo Alvorada. A estrutura possui aproximadamente 210 metros quadrados, com refeitório e dois banheiros.

Desde sua abertura, dez internas atuam no local, realizando a separação de embalagens para reciclagem. Pelas regras do programa:

  • recebem ¾ do salário mínimo vigente;
  • remem um dia de pena remido a cada três dias trabalhados;
  • parte da obra de alvenaria e acabamento foi executada por internas do regime semiaberto, remuneradas pelo Conselho da Comunidade de Três Lagoas.

O Projeto Alvorecer, idealizado pela diretora da unidade prisional feminina, Yara Barnabé da Silva, em parceria com Michelle Menegueli, do Grupo Alvorada, prevê ainda capacitação para internas que sejam libertas e desejem trabalhar em empresas do grupo, promovendo uma real reinserção social.

Impactos esperados

Com as entregas, espera-se:

  • melhoria significativa da segurança nas unidades prisionais;
  • valorização dos profissionais penitenciários;
  • reduzido risco de incidentes com custodiados melhor transportados e equipados;
  • promoção da dignidade do trabalho como meio de ressocialização;
  • oferta de oportunidades reais às internas após a pena.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.