30 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Viaturas, armas e trabalho prisional: premissas de um novo alvorecer em Três Lagoas

Agepen entrega viaturas, armas e equipamentos às unidades prisionais; inaugura Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, beneficiando internas com trabalho remunerado e remição de pena

Em ato promovido nesta sexta-feira (12), a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) realizou uma série de entregas às unidades prisionais de Três Lagoas e inaugurou oficialmente uma oficina de trabalho prisional.

O conjunto de medidas visa reforçar a segurança institucional e promover a ressocialização de internas. Foram entregues viaturas caracterizadas da Polícia Penal, além de armas longas, coletes balísticos, destinados a três unidades: o Estabelecimento Penal Feminino; a Penitenciária de Segurança Média; e o Centro Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus, no regime semiaberto.

Oficina de trabalho prisional e Projeto Alvorecer

Parte central do evento foi a inauguração da nova oficina de reciclagem, fruto de parceria com o Grupo Alvorada. A estrutura possui aproximadamente 210 metros quadrados, com refeitório e dois banheiros.

Desde sua abertura, dez internas atuam no local, realizando a separação de embalagens para reciclagem. Pelas regras do programa:

  • recebem ¾ do salário mínimo vigente;
  • remem um dia de pena remido a cada três dias trabalhados;
  • parte da obra de alvenaria e acabamento foi executada por internas do regime semiaberto, remuneradas pelo Conselho da Comunidade de Três Lagoas.

O Projeto Alvorecer, idealizado pela diretora da unidade prisional feminina, Yara Barnabé da Silva, em parceria com Michelle Menegueli, do Grupo Alvorada, prevê ainda capacitação para internas que sejam libertas e desejem trabalhar em empresas do grupo, promovendo uma real reinserção social.

Impactos esperados

Com as entregas, espera-se:

  • melhoria significativa da segurança nas unidades prisionais;
  • valorização dos profissionais penitenciários;
  • reduzido risco de incidentes com custodiados melhor transportados e equipados;
  • promoção da dignidade do trabalho como meio de ressocialização;
  • oferta de oportunidades reais às internas após a pena.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inauguração da Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, no Estabelecimento Penal Feminino

Sexta-feira foi dia de agenda cheia para o sistema prisional em Três Lagoas. A Agepen entregou viaturas, armas e coletes às unidades da cidade,...

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.

MS debate combate à raiva em evento com participação nacional

E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença