13.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Vereador Martinelli questiona terreno e tenta evitar construção da Feira Central

O vereador Davis Martinelli (PROS) encaminhou um ofício à União questionando a propriedade da área a ser usada para a construção da Feira Central pelo Município

15/01/2020 08h12
Por: Deyvid Santos e Julia Vasquez

TRÊS LAGOAS (MS) – Em novembro de 2019, o vereador Davis Martinelli encaminhou um ofício ao Superintendente do Patrimônio da União de Mato Grosso do Sul Luiz Ribeiro Rosa questionando a propriedade do terreno em que será construído a Feira Livre, em Três Lagoas. Segundo Martinelli ele continua aguardando uma resposta oficial sobre a posse da área, se é da União ou do Município de Três Lagoas. Por telefone o Vereador declarou que não recebeu até o presente momento nenhuma resposta do seu pedido.

A convite do programa Linha Direta com a Notícia, apresentado por Romeu de Campos Junior, na Caçula FM na data de ontem (14), o Secretário Jurídico da Prefeitura Municipal de Três Lagoas Dr. Luiz Henrique Gusmão, falou com exclusividade sobre esse assunto.

Segundo ele, as áreas anteriormente pertencentes à N.O.B. (Noroeste do Brasil) estão recebendo obras emblemáticas importantes para o desenvolvimento da cidade. O Município está construindo a Central de Comercialização da Agricultura Familiar e começou a preparar a terraplanagem para construção da feira central coberta, motivo do questionamento de Davis.

O ofício

No ofício encaminhado pelo vereador Davis Martinelli em 1º de novembro de 2019, o parlamentar questiona a propriedade da área onde será construída a Feira Livre municipal. O vereador cita que “mesmo que tenha sido apresentada Certidão expedida pelo Cartório, existe caso semelhante em que o Município de Três Lagoas escriturou imóvel da União, como sendo da sua propriedade”. Nesse pedido, demonstra ter a preocupação que o município edifique em área pertencente a outro ente federativo com dinheiro do município.

Reunião técnica na Capital

Com o ofício enviado ao Superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul Luiz Ribeiro Rosa, o Prefeito Angelo Guerreiro e o Secretario Jurídico, Dr. Luiz Henrique Gusmão, participaram de uma sessão realizada em Campo Grande (MS), na Advocacia Geral da União – AGU, junto com membros da Superintendência do Patrimônio da União – SPU, para as definições sobre as áreas da antiga Noroeste do Brasil – N.O.B. na região central de Três Lagoas contidas no documento de defesa enviado.

Na Sessão foi analisada as medidas apresentadas, matrículas, perícias, georreferenciamento e relatórios sobre os terrenos. Foram mais de duas horas de audiência, onde procuradores da União, os integrantes da SPU e os gestores analisaram os documentos apresentados sobre o imóvel cuja matrícula está em nome do Município de Três Lagoas o que corrobora que não há impedimento legal para realização de obras no local.

Esclarecimentos

Em entrevista na última terça-feira (14), Gusmão disse entender que a situação que envolve a Feira Livre é definitiva: “Ela vai ser construída nesse local”, disse. “Interessado em construir essa feira, o prefeito procurou saber do problema relacionado a propriedade do terreno. Após a sua análise, chegou à conclusão que a área em litígio está em nome do município. O que pode acontecer é – lá na frente – em uma suposição remota, o município ser condenado a indenizar a União que continuará como de sua propriedade, destacando a possibilidade dessa ação ser julgada improcedente”.

O assessor jurídico ainda esclareceu que a área está documentalmente em nome do município de Três Lagoas e que a União não possui título de domínio do local. Nesse caso, desde que a área foi individualizada com o registro da matrícula, o prefeito foi autorizado a dar andamento nas licitações.

“Não existe prejuízo financeiro. Não existe risco para o município a não ser aquele que já está na ação: indenizar a área. Estamos trabalhando com o momento judicial que existe hoje, no qual o município pode ganhar ou perder. Se perder, terá que indenizar a União por área ocupada com a sua ocupação definitiva, e se na ação anterior (envolvendo os prédios da Câmara Municipal, Justiça do Trabalho, Funlec) a União entendeu que os que estiverem as ocupando nada pagarão pela sua ocupação devido às suas finalidades sociais, o que também deverá beneficiar a feira livre pela sua mesma finalidade social. O risco é ainda menor”, disse.

Área Operacional

Gusmão ainda destacou que o Prefeito Guerreiro já conseguiu a cessão da parte operacional para o seu uso durante os próximos 30 anos. Essa área envolve a parte onde ficavam localizados os trilhos, as áreas de manutenção e a estação ferroviária, envolvendo também duas ou três residências de pessoas que trabalhavam naquele local.

“Nessa parte o termo está sacramentado, isso nunca foi objeto de discussão, sempre foi da União e está decidido que o Município irá explorar essa área pelos próximos 30 anos”, afirmou Gusmão. Já a outra área, que estende o trilho e vai até o local conhecido como “pracinha da N.O.B.”, que envolve residências e inclusive na área onde será construída a Feira Livre, é objeto de uma discussão judicial. Segundo o Secretário Gusmão, o questionamento é o mesmo da área que envolve a Câmara Municipal, a Justiça do Trabalho, que acabou também gerando uma ação judicial.

“As pessoas têm que entender que a gente está aqui para proteger o patrimônio público do município, inclusive enfrentar esses órgãos – a própria administração pública estadual ou federal – que tem áreas desocupadas, às vezes servindo de sujeira e de mato”, finalizou.

Revitalização da Feira Central

A Feira Livre Central beneficia, atualmente, 240 produtores diretos e indiretos. Dentre estes feirantes 40% comercializam a própria produção ou adquirem de pequenos produtores locais. Entre os itens comercializados estão, principalmente, o caldo de cana, hortaliças, legumes, frutas, milhos, ovos e vários outros. São vendidas, semanalmente, mais de 20 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Três Lagoas).

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência o e Tecnologia (SEDECT), a Feira Central vai receber investimentos do Município para sanar “os transtornos que os feirantes enfrentam com as chuvas e a falta de sanitários “, declarou o Secretário Adriano K. Barreto, da Infraestrutura.

O local, conforme compromisso público assumido pelo próprio Prefeito Angelo Guerreiro – que é um assíduo frequentador da feira – deve receber ainda um novo estacionamento, praça de alimentação com palco para eventos e mais boxes com espaços maiores para os feirantes.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Aparecido Moraes, em entrevista ao Jornal da Manhã comentou que, atualmente existem aproximadamente 200 possíves novos feirantes interessados na concessão de box.

O vereador Davis Martinelli (PROS) foi contactado pelo Jornalismo da Caçula para dar as suas declarações sobre o assunto, mas até o momento do fechamento desta matéria, não respondeu ao pedido. Sua Assessoria declarou que o vereador está em viagem e que fará contato no momento oportuno.

Confira abaixo o documento

Durante entrevista concedida à Rádio Caçula, o procurador do Município Luis Henrique Gusmão explicou que a análise documental feita por técnicos da União confirmar a matrícula da Prefeitura para área da região da Feira Central. Foto: Rádio Caçula.

O vereador Davis Martinelli (PROS) encaminhou um ofício à União questionando a propriedade da área da Feira Central. Foto: Arquivo/Rádio Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá quinta-feira de sol forte e baixa umidade, alerta meteorologia

Temperaturas podem chegar aos 31°C à tarde, onde alerta continua o com ar seco na região.

Projeto prevê prevenção ao diabetes infantil nas escolas de Três Lagoas

Proposta quer instituir campanha anual de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes

Três Lagoas celebra o Dia de Santa Dulce dos Pobres com missa especial nesta quarta-feira

Padre Cláudio convida a comunidade para celebração na Capela São Geraldo, às 19h, em homenagem à primeira santa brasileira Nesta terça-feira, 13 de agosto, a...