33.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril, 2024

Vereador propõe projeto de lei para adoção de medidas contra a discriminação de gênero em Três Lagoas

28/06/2017 08h58

O projeto de lei visa elencar uma semana com palestras e debates nas escolas municipais

Por: Rayani Santa Cruz

Nesta terça-feira (27), o vereador Flodoaldo (Solidariedade) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal, o projeto de Lei de N° 84 que “Institui a Semana Municipal de Conscientização contra a Discriminação de Gênero a ser realizada anualmente na semana do 11 de outubro”.

Isso ocorre após a aprovação do projeto de lei da Assembleia Legislativa, que prevê a adoção de medidas para combater o machismo e incentivar às ações para valorização da mulher nas escolas estaduais. A proposta, foi apresentada pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), havia sido aprovada na Assembleia Legislativa neste mês e sancionada pelo Executivo Estadual, devendo ser aplicada nas escolas estaduais.

Seguindo os moldes do projeto estadual, o parlamentar organizou a proposta a nível municipal e se aprovado o projeto instituirá a semana de conscientização contra discriminação de gênero. Sendo assim, palestras serão elencadas nas escolas na segunda semana do mês de outubro para que diminua o “contraste” entre homens e mulheres.

Ainda na sessão o vereador citou um trecho de uma matéria produzida pela Rádio Caçula, aonde os dados de violência física e doméstica no interior do Estado foram apontados após uma semana com registros de quatro mortes resultantes de violência doméstica na cidade.

“O trabalho é de conscientização, se o filho vê o pai agredindo a mãe, logo ele poderá repetir esse ato com a esposa” ponderou Flodoaldo, que também citou a famosa frase do grande pensador Pitágoras “Eduque as crianças e não será necessário castigar os homens”.

Se aprovada a lei, as escolas municipais terão uma semana de educação social organizada, os professores e demais colaboradores terão de adotar campanhas educativas de forma a conscientizar contra a discriminação de gênero, coibir o machismo e formas de violência contra as mulheres.

A promoção de debates dentro do âmbito escolar sobre o assunto e a inclusão da comunidade também deve ser realizado. A data foi escolhida porque o Dia Internacional das Meninas é celebrado pelas Nações Unidas do dia 11 de outubro, com o intuito de promover os direitos das meninas, adolescentes e mulheres.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o futuro....

Morador denuncia despejo de esgoto em terreno no JK

Água parada, segundo o denunciante, já estaria com larvas do Aedes aegypti, além do mau cheiro.

Novo começo: Ex-usuária busca mudança de vida e deixar vício

Camila busca recomeçar, onde busca agora um emprego e também deixar seu passado para trás.