32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Vereador é acusado de racismo após dizer que colega “amarelou”

Política – 11/05/2012 – 15:05

A sessão da Câmara de Vereadores de Sorocaba (98 km de São Paulo) foi tumultuada na última terça-feira (8). Um bate-boca entre dois parlamentares se transformou em caso de polícia. Moko Yabiku (PSDB) registrou ontem (quinta 10) um boletim de ocorrência no qual acusa Caldini Crespo (DEM) de racismo contra a colônia japonesa.

Os vereadores debatiam o projeto de lei do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) Progressivo quando os dois parlamentares se desentenderam. Em determinado momento, Crespo usou a tribuna e disse: “Ele (Yabiku) quebrou a palavra empenhada. Não basta derrubar a minha emenda como ele falou e gravou aqui várias vezes. Amarelou, mas ele é da raça amarela mesmo. Portanto, não é novidade”.

Yabiku disse que não se deu conta do preconceito no dia da sessão, por isso foi dois dias depois à delegacia. O caso será agora investigado pela Polícia Civil de Sorocaba. Segundo o delegado seccional adjunto de Sorocaba, José Antônio Bellotti, os dois vereadores serão ouvidos, além de outros parlamentares presentes à sessão. Quando estiver concluído, o inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público.

Defesa

Do outro lado está Caldini Crespo, que nega ter agido de forma preconceituosa em relação à raça amarela. Para ele, o comportamento do colega foi o inverso do habitual entre os japoneses, que costumam cumprir com a palavra. “Agora ele terá que provar que tem razão, senão o Yabiku pode ser enquadrado em denunciação caluniosa”, afirmou.

A Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira) emitiu nota de apoio ao vereador oriental e repudiando a atitude do outro parlamentar. As palavras de Crespo foram classificadas como uma “lamentável expressão discriminatória”.

Fonte: Bol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MEC convoca candidatos da lista de espera do Fies para o segundo semestre de 2025

Convocações vão até 28 de novembro e estudantes devem acompanhar o processo pelo portal Fies Seleção

Cinco são presos e drogas, armas e munições é apreendida durante operação

Ação conjunta das Polícias Civil e Militar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e mobilizou mais de 70 agentes em Três Lagoas e Araçatuba, em São Paulo.

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.