08/07/2015 – Atualizado em 08/07/2015
Toninha Campos recebe ativistas da causa animal para falar sobre Políticas Públicas de defesa e proteção
Por: Redação
Na data de hoje (08/07) o Vereador Beto Araújo e sua convidada Ângela Caruso, estiveram no Programa Toninha Campos para falar sobre Coletiva de Imprensa e Sessão Solene de entrega de homenagens a personalidades que se destacam pela preservação do meio ambiente e pela causa animal, que será realizado hoje na Câmara Municipal de Três Lagoas.
Ângela Caruso, palestrante do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e presidente da ONG (Organização não Governamental) Quintal de São Francisco, disse que o principal motivo de sua participação em Três Lagoas é para discutir com o poder público municipal sobre o hospital público veterinário e programa de castração gratuito para cães e gatos de famílias carentes.
Ângela falou de sua história de proteção e defesa dos animais e de seus quase trinta anos de militância nesta causa e ressaltou a necessidade de políticas públicas, pois cuidar dos animais é cuidar da saúde da população. Segundo ela, onde tem animais domésticos abandonados é porque a cidade está doente.
O Vereador Beto Araújo (PSD) disse que a defesa dos animais tem que ser realizada no coletivo, a sociedade precisa se engajar nessa causa e se conscientizar sobre os benefícios de programas voltados para a causa animal, por exemplo, o controle reprodutivo dos, abandono de animais, chip para animais e banco de dados para pesquisa para localizar animais perdidos, pois quem cuida de animais tem que ter amor e responsabilidade.
Beto Araújo falou sobre suas denúncias contra irregularidades no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e sobre as mais de trinta e oito mil mortes de animais, na maioria dos casos, sem a realização de exames de comprovação de Leishmaniose.
Quanto à Leishmaniose, o Vereador disse que os gestores públicos precisam compreender os benefícios propiciados pelo tratamento da doença e não simplesmente o sacrifício dos animais e, para isso é preciso a discussão e a organização de programas de prevenção e tratamento de doenças em animais domésticos.
Beto Araújo disse que na tarde de hoje, na Câmara Municipal de Três Lagoas, vai ser realizada uma coletiva de imprensa com a participação de Ângela Caruso, que abordará o tema “hospital público veterinário e programa de castração gratuito”; dos advogados Wagner Leão e Maria Lúcia Metello, ativistas propositores de ação que obteve liminar impedindo o município de Campo Grande de praticar eutanásia em animais devido à leishmaniose.
Também estará presente o professor-doutor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) André Luiz Fonseca, que apresentará projeto piloto de combate à leishmaniose, no município, sem usar o recurso da eutanásia.
Beto finalizou convidando a população para a Sessão Solene de entrega de homenagens a trinta e três personalidades que se destacam pela preservação do meio ambiente e pela causa animal, a ser realizada na Câmara Municipal às 19h.


