21.6 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Vereador Beto Araújo realiza evento para discutir Políticas Públicas de proteção e defesa de animais em Três Lagoas

08/07/2015 – Atualizado em 08/07/2015

Toninha Campos recebe ativistas da causa animal para falar sobre Políticas Públicas de defesa e proteção

Por: Redação

Na data de hoje (08/07) o Vereador Beto Araújo e sua convidada Ângela Caruso, estiveram no Programa Toninha Campos para falar sobre Coletiva de Imprensa e Sessão Solene de entrega de homenagens a personalidades que se destacam pela preservação do meio ambiente e pela causa animal, que será realizado hoje na Câmara Municipal de Três Lagoas.

Ângela Caruso, palestrante do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e presidente da ONG (Organização não Governamental) Quintal de São Francisco, disse que o principal motivo de sua participação em Três Lagoas é para discutir com o poder público municipal sobre o hospital público veterinário e programa de castração gratuito para cães e gatos de famílias carentes.

Ângela falou de sua história de proteção e defesa dos animais e de seus quase trinta anos de militância nesta causa e ressaltou a necessidade de políticas públicas, pois cuidar dos animais é cuidar da saúde da população. Segundo ela, onde tem animais domésticos abandonados é porque a cidade está doente.

O Vereador Beto Araújo (PSD) disse que a defesa dos animais tem que ser realizada no coletivo, a sociedade precisa se engajar nessa causa e se conscientizar sobre os benefícios de programas voltados para a causa animal, por exemplo, o controle reprodutivo dos, abandono de animais, chip para animais e banco de dados para pesquisa para localizar animais perdidos, pois quem cuida de animais tem que ter amor e responsabilidade.

Beto Araújo falou sobre suas denúncias contra irregularidades no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e sobre as mais de trinta e oito mil mortes de animais, na maioria dos casos, sem a realização de exames de comprovação de Leishmaniose.

Quanto à Leishmaniose, o Vereador disse que os gestores públicos precisam compreender os benefícios propiciados pelo tratamento da doença e não simplesmente o sacrifício dos animais e, para isso é preciso a discussão e a organização de programas de prevenção e tratamento de doenças em animais domésticos.

Beto Araújo disse que na tarde de hoje, na Câmara Municipal de Três Lagoas, vai ser realizada uma coletiva de imprensa com a participação de Ângela Caruso, que abordará o tema “hospital público veterinário e programa de castração gratuito”; dos advogados Wagner Leão e Maria Lúcia Metello, ativistas propositores de ação que obteve liminar impedindo o município de Campo Grande de praticar eutanásia em animais devido à leishmaniose.
Também estará presente o professor-doutor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) André Luiz Fonseca, que apresentará projeto piloto de combate à leishmaniose, no município, sem usar o recurso da eutanásia.

Beto finalizou convidando a população para a Sessão Solene de entrega de homenagens a trinta e três personalidades que se destacam pela preservação do meio ambiente e pela causa animal, a ser realizada na Câmara Municipal às 19h.

Ângela Caruso

Vereador Beto Araújo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...