28.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de junho, 2026

Vendas de veículos caem 20,7% no 1º semestre, diz Fenabrave

02/07/2015 – Atualizado em 02/07/2015

Por: G1

As vendas de veículos caíram 20,7% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o ano passado, segundo dados da Fenabrave, a federação dos concessionários. É o pior resultado para o período desde 2007, quando 1.082.257 unidades foram vendidas.

Foram emplacados 1.318.985 carros, caminhões e ônibus entre janeiro e junho contra 1.662.837 em 2014.

Diante disso, a Fenabrave decidiu revisar pela segunda vez, para baixo, as projeções de vendas no ano. No começo do ano, a previsão era de 10% de queda nas vendas sobre 2014. Em maio, foi revisada para 18,9% e agora passa para 23,9%, estimando um total de 2.662.857 veículos emplacados, 834 mil a menos do que no ano passado.

Para automóveis e comerciais leves (furgões e picapes), a baixa prevista é de 23%, totalizando 2.563.126. “O Brasil perde um México este ano, em relação ao volume (de vendas de carros)”, diz Alarico Assumpção, presidente da Fenabrave. Ele compara o que deixará de ser vendido neste ano, segundo a projeção, com o total de emplacamentos de carros que o mercado mexicano teve em 2014.

Brasil e México disputam a supremacia em produção de veículos na América Latina, mas, em vendas, o mercado brasileiro ainda é bem maior, daí a comparação.

Para caminhões e ônibus, o “tombo” deve ser ainda maior, de 41%, com 99.731 unidades. Se essa previsão se confirmar, 2015 também será o pior ano para a indústria automobilística desde 2007.

A entidade divulga outros números da indústria nesta quinta-feira (2), acompanhe abaixo os principais pontos:

  • O Fiat Palio foi o carro mais vendido no 1º semestre, veja os top 10:

1 – Fiat Palio – 62.757 unidades

2 – Chevrolet Onix – 55.789 unidades

3 – Fiat Strada – 54.512 unidades

4 – Hyundai HB20 – 51.349 unidades

5 – Ford Ka – 45.988 unidades

6 – Volkswagen Gol – 44.900 unidades

7 – Fiat Uno – 43.777 unidades

8 – Volkswagen Fox/Cross Fox – 43.059 unidades

9 – Renault Sandero – 38.383 unidades

10 – Chevrolet Prisma – 34.459 unidades

  • No segmento de SUVs, o mais “quente” do mercado, o Ford EcoSport manteve, por pouco, a liderança diante do novato Honda HR-V. O carro japonês superou o rival nos últimos rankings mensais, mas não conseguiu ficar em primeiro no acumulado do ano por ter chegado às lojas apenas março. A diferença entre ele e o EcoSport, no entanto, foi de menos de 300 unidades e não deve se sustentar até o próximo mês.

  • Automóveis e comerciais leves (furgões e picapes) somaram 1.269.853 unidades emplacadas no 1º semestre, volume 19,76% menor do que o que foi vendido entre janeiro e junho de 2014.

  • As vendas de caminhões tiveram expressiva queda de 42% no 1º semestre, em relação ao mesmo período do ano passado, somando 6.210 unidades.

  • 12 mil empregos foram cortados nas concessionárias no 1º semestre; 242 lojas foram fechadas. A previsão para o ano é de 20 mil cortes.

  • Somente no mês de junho, foram vendidos 212.535 carros, caminhões e ônibus, volume 19,4% inferior ao mesmo mês, no ano passado. Na comparação com maio, houve leve queda, de 0,1%.

Foto: Jefferson Bernardes/

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga familiar termina em suspeito preso após agressão no Jardim das Paineiras

Discussão envolvendo responsabilidades com uma criança acabou saíndo do controle e homem de 42 anos foi detido após mulheres de 45 e 26 anos denunciarem agressões físicas

UFN-III volta a avançar e reacende esperança de desenvolvimento histórico para Três Lagoas

Retomada das obras marca novo ciclo econômico para o município, com geração de empregos, qualificação profissional e fortalecimento da indústria local após mais de uma década de paralisação

Ossada de homem desaparecido há quase três anos é encontrada em mata em Três Lagoas

Restos mortais foram localizados por trabalhadores em fazenda, onde documentos encontrados ao lado do corpo indicam que vítima estava desaparecida desde 2023