35.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 1 de maio, 2026

Vendas de celular caem enquanto chineses esperam novos modelos

Geral – 16/05/2012 – 11:05

As vendas mundiais de celulares caíram em dois por cento entre janeiro e março, depois de 10 trimestres consecutivos de crescimento, porque os compradores chineses optaram por esperar novos modelos e as incertezas econômicas influenciaram negativamente os mercados desenvolvidos, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner.

Os dados divulgados na quarta-feira confirmam que a sul-coreana Samsung Electronics se tornou a maior fabricante mundial de celulares no período, pondo fim ao reinado de 14 anos da finlandesa Nokia, que vem perdendo terreno há anos, especialmente nos celulares inteligentes.

““O ambiente econômico é desafiador na Europa Ocidental e América do Norte”, disse Anshul Gupta, analista do Gartner.

As vendas de celulares na China, o maior mercado mundial de telefonia móvel, caíram em mais de seis por cento ante o primeiro trimestre do ano passado, porque os consumidores decidiram esperar pela chegada de modelos mais avançados ao mercado, neste trimestre ou no próximo, disse.

Gupta afirmou que a Nokia foi a maior prejudicada pela desaceleração geral da demanda. Sua fatia de mercado caiu a 19,8 por cento ante 25,1 por cento no primeiro trimestre de 2011, e a participação da empresa no segmento de celulares inteligentes caiu a apenas nove por cento no período.

“A maior parte do mercado perdido pela Nokia nos celulares inteligentes foi capturada pela Samsung e Apple”, disse Gupta.

A fatia de mercado da Samsung subiu a 20,7 por cento, enquanto a Apple, a terceira colocada no mercado mundial de celulares pelo critério de volume, viu sua participação mais que dobrar, para 7,9 por cento.

O Gartner afirmou que o começo lento do ano era causa de cautela quanto ao restante de 2012, e que por isso reduziria sua projeção de crescimento anual do mercado de celulares em um por cento, ou 20 milhões de aparelhos.

O Gartner é a única companhia de pesquisa que está publicando dados sobre vendas reais ao consumidor, enquanto outros grupos de pesquisa se concentram nas estatísticas de produção. O papel dos dados de mercado está crescendo no setor, porque diversos fabricantes de celulares pararam de divulgar dados sobre seu volume de vendas.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festival América do Sul 2026 abre inscrições para artistas de MS com cachês de até R$ 20 mil

Evento será realizado em Corumbá e recebe propostas até o dia 4 de maio em diversas áreas culturais

Golpe da “CNH automática” se espalha e faz vítimas e Detran-MS emite alerta urgente

Criminosos usam sites falsos e cobram via PIX para enganar motoristas com promessa de renovação facilitada

Maio chega com calor acima da média e pouca chuva em MS

Bloqueio atmosférico deve impedir avanço de frentes frias e antecipar período seco no Estado