32.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Veja reação de animais infectados por botulismo em fazenda em Ribas do Rio Pardo

08/08/2017 16h06

Mais de 1,1 mil animais morreram em menos de uma semana; milho pode ter infectado rebanho

Por: Valdecir Cremon

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) está investigando, desde o final de semana passado, a morte de 1,1 mil cabeças de gado em uma fazenda de confinamento, em Ribas do Rio Pardo. O prejuízo foi de R$ 2 milhões.

A suspeita é de que os animais que praticamente prontos para o abate, tenham sido contaminados por toxina botulínica contida em alimentos, como milho de silagem. Funcionários da fazenda Monica Cristina, que pertence à empresa Marca 7, de Araçatuba (SP), estranharam o aspecto do alimento.

Amostras da silagem e vísceras dos animais foram recolhidas por técnicos da Iagro e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que acompanharam o caso desde o comunicado feito pelo pecuarista Persio Ailton Tosi, dono dos animais.

As mortes começaram a ocorrer na quarta-feira (2), dois dias antes da comunicação de Tosi. Os animais foram enterrados na fazenda, em valas com 4 metros de profundidade, por orientação de técnicos da Iagro e do Ministério da Fazenda, segundo informação dada pelo pecuarista em nota emitida nesta terça-feira. (leia abaixo)

A suspeita foi reforçada com os sintomas apresentados pelos animais: andar cambaleante, paralisia dos membros posteriores e depois dos inferiores, até a parada cardiorrespiratória. Funcionários da fazenda filmaram animais agonizando.

O resultado dos exames nos materiais colhidos deve ser divulgado nesta semana.

NOTA DA FAZENDA MARCA 7Confinamento de bovinos, na Fazenda Monica Cristina, em Ribas do Rio Pardo, de 02 a 05 de agosto teve ocorrência de mortes, mais de 1.000 bois confinados. No momento, as mortes estabilizadas, contagem final ainda sendo apurada. Propriedade organizada, com 42 anos na atividade pecuária, é uma de cinco fazendas, assistidas por três médicos veterinários, responsáveis pela nutrição e reprodução de todo rebanho. De imediato foram requisitados, professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de clínica e patologia, comparecendo ao local, em diversas visitas, examinando todo rebanho, coletando material para pesquisa em laboratório, que possa identificar a causa da mortalidade. A IAGRO foi notificado diretamente na pessoa do Presidente dr Luciano Chiochetta e na Delegacia Federal de Agricultura, o superintendente Celso Martins. Todas providências pertinentes foram tomadas, em irrestrita obediência aqueles órgãos, enterrando os animais, em valas de 4 m de profundidade, em verdadeira operação de guerra, trabalho completado no último sábado, 05 de agosto pp. Todos animais da propriedade, e especialmente aqueles do confinamento já tinham sido vacinados individualmente no tronco de contenção, em obediência ao que determina o Ministério da Agricultura. As operações de confinamento na marca 7 Pecuária repetem-se já por 11 anos, com muita eficiência e respeito a sanidade e ao meio ambiente. A fazenda produz 80% dos animais na categoria de novilho precoce, colaborando para produzir no Mato Grosso do Sul, a melhor carne do Brasil. É caso isolado, não há o que preocupar-se em termos de doença desconhecida ou qualquer epidemia. Suspeitas clínicas são de botulismo, entretanto é prematuro antecipar-se aos laudos de laboratório e diagnóstico dos técnicos convocados.


Animais morreram contaminados por toxina, indica estudos iniciais. (Foto: Divulgação/Marca 7)

https://youtube.com/watch?v=M7tw4xYw29c

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana começa com 137 vagas de emprego disponíveis para Três Lagoas na Casa do Trabalhador

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio.

Empinando bicicleta motorizada, jovem leva a pior e tem bike apreendida na Lagoa Maior

Nos últimos dias, a PM de Três Lagoas já realizou a apreensão de mais de 15 bicicletas motorizadas na cidade.

Conhecido comerciante, “Ortega” é baleado em tentativa de assalto

Vítima foi ferida na região da perna por dois criminosos encapuzados, que invadiram sua residência.